sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vale a Pena Conhecer o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

Spinosaurus, um carnívoro de 12 metros de comprimento, 8 toneladas e seu curioso rostrum (focinho) comprido com uma fileira de dentes pontiagudos que lembram aqueles de crocodilos, também viveu no norte maranhense. Seu registro no Maranhão inclui dentes, vértebras e outros ossos. Este estranho dinossauro foi primeiramente registrado no norte africano no início do Século XX. Foi encontrado no Egito pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer e décadas depois no Marrocos e Tunísia. Em 1999 foi identificado entre os fósseis da Ilha do Cajual e, posteriormente, no material proveniente de Itapecuru Mirim. A recém criada espécie Oxalaia quilombensis, notificada pela equipe de Paleontólogos do Museu Nacional em 2011, pertence ao mesmo grupo espinossaurídeos. Aparentemente, a julgar pelo registro de dentes destes predadores, havia mais de uma espécie de grande porte no norte maranhense no Período Cretáceo (cerca de 95 milhões de anos).Por: Carlucio de Brito Baima



Fundado em março de 2002,O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão/CPHNAMA, situado à Rua do Giz Nº59, tem como objetivo o estudo, valorização e preservação do acervo patrimonial maranhense, especificamente os recursos e bens arqueológicos, paleontológicos e a cultura material e tradições dos povos indígenas no Maranhão.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta de 8:00 às 12:00 e à tarde das 14:00 às 18:00.
Os espaços:
A instituição oferece a comunidade visitação guiada gratuíta a três exposições temáticas onde são apresentados:

Sala expositiva de Paleontologia:

Fósseis e réplicas de espécies pré-históricas encontradas no Maranhão.

Sala expositiva da Arqueologia:

Artefatos de pedra, objetos cerâmicos utilitários e ritualísticos pré -coloniais e utensílios de louça e artigos de uso pessoal e cotidiano provenientes do perído histórico.

Sala expositiva de Etnologia:

Objetos de uso diário e cerimoniail pertencentes aos grupos indígenas contemporâneos. Biblioteca Olavo Correia Lima - Disponibiliza a consulta ao seu acervo de cerca de 3000 volumes nar areas de atuação do orgão.
As formas de atuação:
Além do desenvolvimento sistemático de atividades de pesquisa nas áreas de Paleontologia, Arqueologia e Etnologia o CPHNAMA desenvolve ações voltadas à educaçõ Patrimonial através da elaboração, organização e execução de exposições, eventos culturais, mostras, seminários,palestras e aulas direcionadas a públicos diferenciados.
OS espaços vituais deverão abranger as salas expositivas, biblioteca e laboratórios.
Rua Giz, 59
São Luís - MA, 65010-680
(0xx)98 3218-9906
www.cultura.ma.gov.br/portal/cphna/

Nenhum comentário:

Postar um comentário