domingo, 15 de julho de 2012

Projeto Parede :: Helena Martins-Costa - Por um fio



  • De 14 Junho a  20 Dezembro
Helena Martins-Costa é a artista convidada do segundo Projeto Parede 2012, com a videoinstalação Por um fio
O Projeto Parede do MAM-SP, que convida dois artistas por ano para ocupar com uma obra o corredor de acesso entre o saguão de entrada e a Grande Sala do museu, traz na sua segunda edição de 2012 a artista gaúcha radicada em São Paulo Helena Martins-Costa. Ela apresenta de 14 de junho a 20 de dezembro a videoinstalação Por um fio, que traz ao espaço uma perspectiva original: a obra será projetada no teto.
Isso porque o que será exibido em vídeo é uma caminhada sobre uma corda bamba, vista como se o funâmbulo estivesse de fato sobre a cabeça dos espectadores, a cerca de 1,5m, num jogo entre o real e o virtual. Além da vertigem que a projeção proporciona ao público, este reproduz o trajeto aéreo em suas passadas pelo corredor.
Nas palavras da artista, “o título Por um fio evoca a ideia de limite, de situação extrema, onde em geral algo está à beira do abismo, sustentado por um frágil equilíbrio. Por um fio sugere um enorme risco, uma intercessão feita no último momento e a cada instante. Nesse jogo, como alegoria de sua própria condição, o que estará em risco no corredor talvez seja a própria imagem”.
A artistaHelena Martins-Costa (Porto Alegre, 1969), vive em São Paulo e é mestre pela ECA–USP; graduada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Entre as exposições individuais que realizou, figuram: Estatuária, Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa, 2010); Sem Título, CEUMA–USP (SP); A Espera, Realidades Imprecisas (SESC, SP, 2009); Projeto Imagem Experimental, MAM Higienópolis (SP, 2000); A Espera – Paço das Artes (SP, 2004); e entre as coletivas, estão: Passante no Mundo, Quase Galeria, (Porto, 2011); Três Viagens pelos Eus do Eu. Espaço T/Quase Galeria (Porto, 2010); Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM-RJ (2007); “DESIDENTIDAD: acervo do MAM São Paulo”, Ivam (Valência, ES, 2006); Olho Vivo – A Arte da Fotografia/50 Anos da fotografia brasileira – Acervo MAM SP, Santander Cultural (Porto Alegre, 2004); Visões e Alumbramentos – Coleção Joaquim Paiva (Oca, SP).

Museu de Arte Moderna de São Paulo :: Parque do Ibirapuera, portão 3 :: Tel.: 55 (11) 5085-130


Nenhum comentário:

Postar um comentário