segunda-feira, 16 de julho de 2012

Prometheus – a tragédia do fogo chega à Funarte MG


O espetáculo Prometheus, contemplado pela Fundação Nacional de Artes no Edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, fica em cartaz na Funarte MG, de 17 a 19 de julho. Resultado de pesquisa artística iniciada em janeiro de 2008, o trabalho foi construído a partir de princípios e modos de criação que permeiam a história da Cia TeatroBalagan, como as formas narrativas na base da encenação, o papel do coro como protagonista da ação cênica e, por último, a dança e o canto como matérias expressivas da escritura cênica.
Em Prometheus – a tragédia do fogo as vozes dos atores-narradores, das personagens e do coro se sobrepõem e se articulam no relato dos diversos acontecimentos que compõem o mito – a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, do homem e da natureza, dos irmãos Prometeu/Epimeteu, o roubo do fogo, a condenação do titã ao Cáucaso e sua libertação entre outros.

A encenação, ainda que tenha a palavra como meio expressivo, traça relações com outras formas de expressão, como o canto e a dança – mais especificamente as danças dos orixás. Assim, ao lado das narrativas, o espaço cênico, a sonoridade, os cantos gregos e as danças afro-brasileiras estabelecem um espaço de cruzamento entre mundos que, aparentemente, são apartados – o passado e o presente, o tempo mítico e o tempo cronológico, as mitologias grega e africana, etc.
Funarte MG
Rua Januária, 68 – Floresta – BH, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário