sexta-feira, 24 de maio de 2013

XVII Festival Amazonas de Ópera



Jovens do grupo experimental de teatro do Liceu de Artes e Oficio Cláudio Santoro estreiam no Festival Amazonas de Ópera (FAO), no próximo domingo, 26, na apresentação de "O Morcego", de Johan Strauss Filho, que será às 19h, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, Centro.

O grupo foi criado no início deste ano pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o intuito de dar suporte às programações culturais.

Quinze estudantes do Liceu de Artes participarão da montagem amazonense da opereta cômica de 1874, sendo 10 do grupo experimental e cinco do laboratório teatral, que é o curso avançado de teatro.

Os alunos serão coadjuvantes na ópera – com a participação cênica de personagens caricatas, alguns de nível burguês, durante um baile de aniversário -, mas será um passo importante na formação deles.

Segundo o pedagogo do Liceu de Artes, Ricardo Lopes, essa é uma experiência inicial para os alunos, na qual eles terão contato com produções profissionais da Secretaria de Cultura, e ainda mais significativa por ser o Festival de Ópera. “É um ganho muito grande para eles ter a experiência de contracenar com solistas, o Corpo de Dança do Amazonas, a Amazonas filarmônica, e de ter acesso aos figurinos produzidos para as óperas”.

Para dar oportunidade a todos que forem prestigiar "O Morcego", o Governo do Amazonas disponibilizou sistema de autodescrição e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

50 MIL PESSOAS SÃO ESPERADAS PARA A OPERETA

Em três atos, a opereta que encerrará as montagens líricas do XVII Festival Amazonas de Ópera traz os encontros e desencontros entre os personagens. Falke, um homem humilhado no passado por seu amigo (vestido de morcego e embriagado foi abandonado em uma praça pública), está determinado a dar o troco.

Cantada em português, a peça possui direção musical e a regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões. A direção cênica e a adaptação dos diálogos levam assinatura de Malu Gurgel e Julianna Santos, e a tradução do texto original e legendas são de William Pereira. A Central Técnica de Produção (CTP) é responsável pelos figurinos e cenários, e a coreografia é de André Duarte. Na iluminação, Luiz Fernando, e na criação e orquestração do “Morcego Mix”, Miguel.

GRUPO EXPERIMENTAL

O curso experimental de teatro do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro tem caráter semiprofissional, no qual os alunos experimentam uma vivência profissional para o teatro, inclusive como uma forma de encaminhá-los para encarar o mercado de trabalho. De acordo com o professor de teatro Daniel Ferrat, a cada final de módulo os alunos fazem uma apresentação de processo, onde mostram o que eles passaram dois meses produzindo em sala de aula. No período de um ano, os participantes estudarão quatro módulos: teatro físico, comédia dell'arte, brecht e montagem brecht. Cada módulo tem um professor diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário