sábado, 11 de maio de 2013

Produções brasileiras participam do Festival de Cannes 2013


Os curtas-metragens "Pátio", de Aly Muritiba, e "Pouco mais de um mês", de André Novais Oliveira, representam o Brasil na programação paralela da 66ª edição doFestival de Cinema de Cannes, que começa no dia 15 de maio e vai até o dia 26, na cidade francesa.

O filme de Muritiba, recém premiado no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, faz parte da programação daSemana da Crítica, seção criada pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema em 1962, dedicada à descoberta de jovens talentos. A curadoria da Semana da Crítica busca refletir a mistura de exigência e curiosidade que caracteriza a crítica de cinema. Nesta edição, serão exibidos 10 longas e 10 curtas-metragens em competição.


Já a Quinzena dos Realizadores, seção paralela não-competitiva, traz a produção mineira "Pouco mais de um mês" entre os nove curtas-metragens inéditos que compõem sua programação. A seleção da Quinzena se caracteriza pela liberdade formal e independência das obras exibidas - além dos nove curtas, a seção apresenta 21 longas-metragens, inéditos em sua maioria. 

Além de "Pátio" e "Pouco mais de um mês", uma expressiva seleção de filmes brasileiros faz parte docatálogo da edição 2013 do Short Film Corner. O Short Film Corner é um espaço de encontros organizado pelo Festival de Cannes, onde curta-metragistas de todo o mundo têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos para agentes do setor, além de participar de reuniões, oficinas e conferências, potencializando as chances de seleção de suas obras em festivais internacionais. Nesta edição, foram selecionados 30 curtas nacionais recentes, incluindo coproduções com Cuba, Alemanha, França e Estados Unidos.


Marché du Film

Marché du Film, um dos mais conceituados mercados da indústria cinematográfica no mundo, recebe o brasileiro "Depois da chuva", de Cláudio Marques e Marília Hugues. "Depois da chuva", primeiro longa da dupla de realizadores, foi um dos quatro projetos selecionados pelo BAL - Buenos Aires Lab, programa de apoio à finalização de longas do BAFICI - Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, para participação no mercado do Festival de Cannes, com direito a exibição exclusiva no Palácio do Festival. O anúncio do prêmio foi feito no encerramento do BAFICI, no último domingo (21), na capital argentina.


Fábrica dos Cinemas do Mundo

Fábrica dos Cinemas do Mundo, programa destinado a jovens realizadores de países em desenvolvimento que estejam em seu primeiro ou segundo longa-metragem, também acontece no âmbito do Festival de Cannes e do Marché du Film. O programa, que promove oficinas e encontros com profissionais experientes e organismos responsáveis pelo fomento à criação cinematográfica em diversos países, selecionou dez projetos para a edição 2013 - entre eles "Benzinho" ("Loveling"), do brasileiro Gustavo Pizzi, uma produção Baleia Filmes e Bubbles Project. O longa, em estágio de desenvolvimento, conta a história de um casal que se depara com a partida do filho mais velho, convidado a integrar uma equipe profissional de handebol.

 
Festival de Cinema de Cannes existe desde 1946, com o objetivo de promover o cinema e contribuir com o desenvolvimento da indústria cinematográfica ao redor do mundo, celebrando a sétima arte em âmbito internacional. Acompanhe as notícias sobre a 66ª edição do Festival de Cannes no site oficial do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário