sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dez dicas para deixar de fumar


Tabaco mata 11 por dia em Portugal. Fumar é a principal causa de cancro do pulmão. (Conheça os malefícios e veja, no final, os conselhos para largar o tabaco)

Por:Mariana Flor

Apesar de Portugal ter uma taxa de fumadores inferior à da média europeia, por dia, no nosso país, morrem 11 pessoas com cancro do aparelho respiratório, doença que tem no tabaco a principal causa. Esta sexta-feira, celebra-se o dia Mundial Sem Tabaco sob o lema "proibição da publicidade, da promoção e do patrocínio do tabaco".
O tabagismo faz mais de cinco milhões de vítimas todos os anos, o que significa que a cada seis segundos morre um fumador. A exposição ao fumo do tabaco ambiental também mata 600 mil de fumadores por ano.
No ano passado, em Portugal 23% da população era fumadora, segundo dados do Eurobarómetro "Atitudes dos Europeus frente ao tabaco". O valor está abaixo da média europeia, que se situa nos 28% e muito longe da Grécia que é o país com mais fumadores (40%).
No entanto, ao contrário do ocorrido na maioria dos países europeus, o consumo do tabaco não tem diminuído, mantendo-se com os mesmos valores desde 2009. Apesar da legislação mais apertada em relação ao fumo em espaços públicos, o consumo de tabaco em bares e restaurantes aumentou em 1%, ainda segundo dados do Eurobarómetro.
O número de mulheres e jovens fumadores também está a aumentar, alerta Luís Rebelo, presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção ao Tabagismo (COPPT). "Isso é óbvio quando se vai à porta das escolas e aos bares", acrescenta.

EFEITOS DO CONSUMO DE TABACO
O tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, algumas com efeitos tóxicos e irritantes. No fumo foram identificadas mais de 40 substâncias capazes de provocar cancro. Substâncias que existem tanto na folha do tabaco, como provenientes do processo de produção e nos aditivos químicos, na folha e na cola.
Os riscos para a saúde decorrentes do consumo de tabaco são muitos, sendo um dos principais o cancro dos pulmões, em que mais de 75% dos casos são provocados pelo tabaco, explica Teles de Araújo, médico especialista e presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.
O cancro do sistema respiratório, que engloba brônquios, pulmão, traqueia e faringe, mata 11 portugueses por dia. Desde 2002, a morte por cancro do pulmão já aumentou 18,4%, só em 2010 tirou a vida a 4 mil portugueses.
Em Portugal diagnosticam-se cerca de 3800 novos casos por ano, sendo que só 15% são identificados em estado precoce. A grande maioria dos cancros de pulmão são diagnosticados em estádios avançados ou metastáticos "É um cancro difícil de combater, porque os primeiros sinais são tardios, acontecem quando o cancro já está disseminado", afirmou o médico Teles de Araújo.
DICAS PARA DEIXAR DE FUMAR
Só um pequeno número de fumadores é capaz de manter níveis muito baixos de consumo e deixar de fumar com facilidade. Têm sérias dificuldades em abandonar este hábito.
Para estas situações, existem atualmente apoio médico, medicamentos e apoio de natureza comportamental.
"Só 3 a 5% da população é que consegue deixar de fumar sem nenhum apoio", alertou Luís Rebelo, presidente da COPPT.
VEJA DEZ PASSOS PARA DEIXAR DE FUMAR, SEGUNDO OS ESPECIALISTAS:
1. Motivação é o primeiro passo. Faça uma lista dos motivos que, para si, justificam a decisão de deixar de fumar. Exemplo: Poupar;
2. Conheça melhor os seus hábitos tabágicos: situações em que fuma habitualmente, quando toma café, ao telefone. Anote os cigarros que lhe dão mais prazer;
3. Escolha o Dia D: Fixe um dia para deixar de fumar. Uma data simbólica, o aniversário, as férias,ou simplesmente o início do fim-de-semana;
4. Anuncie aos seus amigos e no local de trabalho que a partir dessa data não vai voltar a fumar;
5. Nas semanas anteriores ao dia para deixar de fumar prepare-se para a mudança: Releia a lista de motivos, procure atrasar o primeiro cigarro da manhã ou mude de marca de tabaco para uma que goste menos;
6. Pare de fumar no dia escolhido, dia D. Coloque o 1º adesivo de nicotina ao acordar no Dia D;
7.  Retire de perto de si todos os objetos relacionados com o hábito de fumar;
8.  Ocupe a cabeça, a boca e as mãos;
9. Alimente-se saudavelmente e faça exercício físico;
10. Evite ambientes onde se fume. Por 2 a 4 semanas "fuja" das pessoas, dos locais e das ocasiões onde se fuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário