sábado, 4 de maio de 2013

SOCIEDADE ARTISTICA VILLA LOBOS INICIA SUA TEMPORADA 2013 COM PIANISTA RUSSO VADIN RUDENKO

Vadim Rudenko


A SAV foi fundada em 1970 por Lurdes Tornaghi Arnaldo Estrella e Mariuccia Iacovino, com o intuito de trazer a Petrópolis concertos da mais alta qualidade artística e colaborar para a dinamização da região serrana.

Por outro lado nasceu também com o objetivo de abrir um espaço para os jovens músicos de talento no inicio de suas carreiras. Ao longo destas quatro décadas passaram pelos palcos da cidade nomes dos mais representativos do cenário nacional e internacional tais como: Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, Sergei Dorenski, Arnaldo Estrella, Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novais, sem mencionar conjuntos de câmera e solistas de grande prestigio. A SAV já apresentou mais de 430 concertos em Petrópolis. A sociedade tem um quadro de sócios fieis e no momento está fazendo uma campanha para angariar novos sócios, visando o publico jovem.

 Este ano de 2013 apresentará algumas novidades: os concertos serão sempre precedidos de uma breve explicação sobre o programa, afim de permitir uma melhor compreensão das obras.  A SAV também pede a colaboração de todos para que procurem trazer jovens aos concertos. Como a SAV acredita que as pessoas gostam do conhecido  e quer proporcionar uma primeira ida a um concerto de musica clássica, oferecerá a cada assinante da SAV  1 ingresso gratuito para que convide  um jovem a assistir ao concerto inaugural da temporada.

Para a abertura da temporada, virá especialmente ao Brasil o grande pianista russo VADIN RUDENKO, vencedor do concurso Internacional Tchaikovsky em Moscou. Vadin Rudenko é conhecido pela sua técnica deslumbrante e pela sua sonoridade de uma beleza rara, que faz com que os críticos o citem frequentemente como um sucessor do grande compositor húngaro Franz Liszt.
Vadim Rudenko é, sem nenhuma dúvida, um dos maiores pianistas da atualidade. Aplaudido por públicos do mundo inteiro, tem tido unanimidade de críticas pela sua perfeição técnica assim como pela profundidade musical de suas interpretações. Nascido em Krasnodar, na Rússia, Vadim Rudenko começou seus estudos de piano aos quatro anos e fez sua primeira apresentação pública aos sete anos de idade. Em 1975, ele entrou para a célebre escola central de música de Moscou, onde recebeu orientação de grandes professores como Anna Artobolevskaya, Vadim Shukanov e Dimitri Bashkirov. Prosseguiu seus estudos no conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde diplomou-se na classe do professor Sergei Dorensky

É detentor de inúmeros prêmios e troféus em concursos internacionais que o lançaram em uma importante carreira internacional. Recebeu o primeiro prêmio no concurso Concertino Praga em 1982; foi laureado no concurso Rainha Elizabeth e no concurso internacional Santander Paloma O’Shea; recebeu o primeiro prêmio no concurso internacional Viotti em Vercelli, na Itália. Duas vezes foi premiado no concurso internacional Tchaikovsky de Moscou, conhecido provavelmente como o mais prestigioso concurso internacional.

Vadim Rudenko tem atuado nas principais salas de concertos da Europa e Japão como solista das mais célebres orquestras, como por exemplo: Royal Concertgebowl Orchestra em Amsterdam, a Orquestra Sinfônica da Bayerischen Rundfunk, a Orquestra Sinfônica da WDR, a Orquestra Sinfônica de Berlim, a Orquestra do Mozarteum de Salzburg, a Orquestra Sinfônica Internacional da RAI, a Orquestra Sinfônica da Bornemouth, a Orquestra de Paris, a Orquestra Filarmônica da Rádio France, a Orquestra Sinfônica da Rádio de Moscou, a Filarmônica de São Petersburg, a Orquestra Sinfônica NHK de Tóquio. Atuou com muito êxito sob a regência de grandes maestros como Marek Janowsky, Philippe Herrewegue, Vassily Sinaisky, Yuri Temirkanov, Vladmir Fedoseev, Gennady Rozhdenstvensky, Vladimir Jurowsky e Andrey Boreiko, para nomear apenas alguns.

Paralelamente à sua extensa carreira solista, Vadim Rudenko é conhecido por suas atuações no campo da música de câmara nos festivais internacionais. Apresentou-se no Festival de Verão de Gstaad-Saanen, Suíça, no Festival de Piano em Ruhr, Alemaha, no Festival de Verão Carinthian e no Festival Mozarteum, Áustria, La Roque D’ Antheron, França, New Port Music Festival, EUA, o Crescendo Festival, na França, e o no Festival Estrelas das Noites Brancas em São Petersburg.

O virtuosismo impressionante de Vadim Rudenko e suas interpretações da mais alta musicalidade são confirmadas em numerosas gravações ao vivo e lançadas pelos selos Meldoc, no Japão, e PavaneRecords, na Bélgica.

Vadim Rudenko vem ao Brasil pela terceira vez, onde já se apresentou em duo com Nicolai Lugansky em recitais e concertos com orquestras. Conta com um público expressivo de admiradores no Brasil.  Vadim Rudenko


PROGRAMA

Johann Sebastian Bach
Prelúdio & Fuga em Sol maior, BWV 860
Prelúdio
Fuga
Johannes Brahms
Variações sobre um tema de Paganini, op. 35 caderno 1
Sergei Rachmaninov
Momentos musicais, op. 16
Andantino
Allegretto
Andante cantábile
Presto
Adagio sostenuto
Maestoso
Études-tableaux, op. 39
Nº 5 – Appassionato (Mi bemol menor)


VADIN RUDENKO - ABERTURA DA TEMPORADA 2013 DA SOCIEDADE ARTÍSTICA VILLA-LOBOS
DIA 27 DE ABRIL, às 17h
Teatro D. Pedro
Praça Expedicionários, s/nº – Centro - Petrópolis
Ingressos: R$40,00 (inteira)
R$ 20,00 (sócios, estudantes e idosos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário