sábado, 24 de novembro de 2012

Arte Animal


Pesquisadores da Universidade de Haifa, em Israel, observaram como um bonobo desenvolveu suas próprias ferramentas a partir de rochas e pedaços de madeira para obter comida. 
Segundo uma notícia publicada pelo site New Scientist, os pesquisadores estudando Kanzi (o genial bonobo de 30 anos) costumam apresentar problemas ao animal para observar como ele se sai. No caso das ferramentas, os cientistas entregaram a Kanzi e a outro símio um pequeno tronco de madeira contendo comida escondida em seu interior. 
Embora o companheiro de Kanzi tenha desistido de abrir o tronco depois de algumas tentativas, obtendo a comida após estraçalhar o objeto no chão, Kanzi decidiu empregar um método mais sofisticado e longo para chegar ao alimento. 
O bonobo desenvolveu diversas ferramentas que permitiram que ele retirasse o alimento não só de um tronco, mas de um total de 24 deles, enquanto o outro animal conseguiu fazer o mesmo com apenas dois. Além disso, segundo os pesquisadores, um dos aspectos mais impressionantes com relação às ferramentas criadas por Kanzi é a semelhança com as que os antigos hominídeos utilizavam há milhares de anos. 

Fonte: http://www.cenp.org.br/noticias_eventos_ver.php?idConteudo=84

Nenhum comentário:

Postar um comentário