sábado, 17 de novembro de 2012

A Arte dos Doutores da Alegria


O palhaço entrou no hospital porque a porta estava aberta. Espelhou-se na figura que lhe pareceu de maior saber – o médico – para que não fosse barrado por algum segurança. Tratou de se formar em Besteirologia para aprender a lidar com chulés encravados, parafusos soltos e miolos moles. E claro, registrou-se no CRB – o Conselho Regional de Besteirologia!
Em setembro de 1991 nasceu Doutores da Alegria, organização de cunho social pioneira em levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde por meio da arte do palhaço, em caráter profissional e contínuo. Desde então, e ao longo de cada ano, as intervenções besteirológicas são realizadas em quatorze hospitais públicos, concentrados em São Paulo, Recife e Belo Horizonte. E já que a nossa plateia é hospitalar, tratamos de criar um movimento no Rio de Janeiro convidando os artistas locais a levarem diferentes manifestações artísticas para sete hospitais estaduais.
Nos últimos anos atuamos com a ampliação de nossa missão institucional, contribuindo para a propagação da “cultura da alegria” a partir da aprendizagem decorrente do encontro do palhaço com as crianças nos hospitais. Todo este conhecimento migrou para os teatros e centros culturais, para as escolas, empresas e meios de comunicação.
Da nossa Escola surgiram iniciativas que procuram semear a cultura da alegria. O programa Palhaços em Rede agrega grupos semelhantes e o Programa de Formação de Palhaço para Jovens propõe que adolescentes de comunidades populares possam ter acesso à arte por meio da linguagem do palhaço.
E se você pensou que era só uma organização de palhaços, fica o convite para conhecer uma de nossas unidades. E se ainda não viu nenhum Besteirologista hoje, denuncie! Com o mundo girando do jeito que está, às vezes pra frente, às vezes pra trás, a gente fica um pouco tonto mesmo… E aí, só o palhaço resolve!
Logo mais… 21 anos de vida – a nossa tão esperada maioridade!
Fonte:http://www.doutoresdaalegria.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário