quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vale a Pena Ler - Há Estações - Eunice Arruda

Há estações
- a fotografia dos instantes -
Procurando responder à questão de como extrair o haicai exato frente à escassa precisão das estações brasileiras é que Eunice Arruda nos presenteia com este belo conjunto de poemas, reunidos em Há estações.
O haicai expressa fielmente a sensibilidade do autor, é um registro fotográfico do cotidiano. De cenas que, por vezes, parecem banais Eunice colhe a essência, ao mostrar as águas de um córrego que mal cobrem os pés do menino, nos faz sentir o frio do inverno e ouvir o suave escorrer dessas águas geladas. Entre aranhas na sala, roupas no varal, folhas secas e um boi descansando na sombra, a autora saúda a natureza da qual faz parte e traz à tona todos os nossos sentidos.
Diante desta forma de expressão poética de origem japonesa, o livro representa uma amostra de uma década de convivência da autora com o Grêmio Ipê - grupo de estudos de haicai em língua portuguesa. Eunice Arruda não foi sempre uma haicaísta, optou por incluir a prática do haicai em oficinas de poesia das quais é coordenadora, mais como um exercício de síntese. Desde então, passou a participar do Grêmio e, desta forma, foi se aproximando da linguagem.
Com Há estações, a autora busca na essência da natureza, por meio de sua sensibilidade e observação, retratar as estações do ano brasileiras em suas mudanças sutis e quase imperceptíveis. Quando estamos onde estamos, há estações - uma "frase-prova" de sua conexão intensa com a natureza, sem explicações e racionalizações de sentimentos.
Eunice Arrudapoeta paulista que conquistou um espaço personalíssimo no âmbito da "geração de 60", nasceu em Santa Rita do Passa Quatro-SP. Radicou-se na capital paulista. Formou-se como Assistente Social na PUC-SP, onde fez pós-graduação em Semiótica e Comunicação (1988). Profissionaliza-se em atividades ligadas ao serviço social, educação, literatura e cultura. Promotora cultural junto à Biblioteca Municipal Mário de Andrade e a outros órgãos oficiais, tem organizado e ministrado oficinas literárias, minicursos de poesia, palestras em escolas, entre outras atividades ligadas à divulgação da poesia, como exercício de vida. Está presente em antologias poéticas publicadas em vários países.*
*Dados biográficos extraídos do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes, verbete 438 (Escrituras Ed.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário