sábado, 18 de agosto de 2012

Museu Histórico de Santa Catarina


O Museu Histórico de Santa Catarina adotou uma política de dinamização, criando uma programação cultural intensa e de qualidade, com o intuito de consolidar o  Palácio Cruz e Sousa como espaço cultural, de convívio e de lazer, contribuindo assim com a difusão e acesso aos bens culturais e atraindo novo público ao Museu.
 
Exposições temporárias – São realizadas exposições de curta duração de cunho histórico, fotográfico e artístico nas salões do andar térreo.
 
Música no Museu - é uma parceria com a Carpex Empreendimentos e Promoções, que acontece desde 1997 nos principais museus do país, como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu Casa Brasileira, Memorial JK, MAM do Rio de Janeiro, tem como objetivo oferecer o melhor da música para os diletantes, formar platéias e renovar o público da música erudita. Aqui em Florianópolis o Projeto acontece em parceria com Museu Histórico de SC desde 2003, em eventos mensais, com entrada franca, e tem proporcionado ao público oportunidade de assistir concertos com os mais prestigiados talentos da música de concerto.
 
Projeto Escolas no Museu – Ação educativa que é desenvolvida desde 2004, foi criada para atender as escolas públicas e privadas do nosso Estado, visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar o Museu Histórico de Santa Catarina de uma forma lúdica e pedagógica. Sua meta principal é transmitir conhecimento e despertar os nossos jovens estudantes para a importância da preservação do patrimônio cultural. Patrocinado pelos CORREIOS por quatro (4) anos consecutivos, o programa inclui apresentações semanais de teatro com a peça “Momentos no Palácio”, especialmente desenvolvida para o MHSC, com texto e encenação do grupo Jabuti, além de concertos didáticos, com professores e alunos do Curso de Música da UDESC, contação de histórias e cursos de capacitação para os docentes. Dentro deste Projeto também foi desenvolvido material didático distribuído aos estudantes visitantes e, material de apoio aos professores.
 
Sexta no Jardim - Este Projeto intenta manter um programa fixo e regular de apresentações artísticas no Jardim do Palácio, oferecendo atividades de música, teatro e dança  às sextas feiras às 18h. Destinado à comunidade em geral e aos visitantes de Florianópolis, o projeto propõe a valorização dos artistas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário