segunda-feira, 4 de março de 2013

Vala a Pena Ler

De 1964 a 1971 um endereço muito especial foi consagrado em Botafogo, a Pensão da Dona Jurema, um sobrado que contava com 85 apartamentos e pelo qual passaram inúmeros poetas, compositores, jornalistas e artistas plásticos. Ela era carinhosamente conhecida como Solar, e a Fossa foi posteriormente adicionada.
Hoje o célebre recanto dos artistas foi convertido em um dos Shopping Centers mais tradicionais e ancestrais do Rio de Janeiro, o Rio Sul. Mas naquela ocasião despontava no lugar do templo consumista um universo livre, centro de ideias efervescentes e insolentes.
Toninho Vaz, um dos antigos residentes do Solar, resgata esta história em mais uma de suas geniais biografias. Durante algum tempo o projeto permaneceu recluso em uma gaveta, impedido de seguir adiante por determinações jurídicas, mas afinal foi liberado e publicado pela Casa da Palavra em associação com a Editora Leya.
Em seu livro o autor retrata vários eventos do dia-a-dia daqueles que passaram pela famosa pensão, e também os principais acontecimentos da época. Com este objetivo ele recolhe depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, José Wilker, Tim Maia, entre outros, e fotos originais que imortalizaram este momento único da história brasileira.
Pelo Solar passaram igualmente figuras como Paulinho da Viola, Paulo Coelho, Zé Keti, Cláudio Marzo, Betty Faria, Naná Vasconcelos, Ruy Castro, Darlene Glória, e muitos outros, inclusive diversos nomes do Jornalismo brasileiro. Aí tiveram sua origem canções que se tornariam eternas, entre elas a épica ‘Alegria, Alegria’, de Caetano.
A cultura fervilhava; os festivais musicais se multiplicavam e os jovens clamavam por liberdade, uma onda revolucionária logo contida pelo recrudescimento da Ditadura Militar, especialmente depois do AI-5. Antes disso, porém, novos paradigmas artístico-culturais combatiam antigas crenças e padrões.
As memórias de Toninho se mesclam com as narrativas das figuras que um dia ocuparam os quartos do Solar e são transcritas na obra na forma de um saboroso diálogo entre velhos amigos. Praticamente todos os entrevistados atestaram ter excelentes recordações deste período mágico. É fascinante perceber como o autor reconstituiu cada apartamento, cada uma das partes do edifício, a maneira como seus moradores coexistiam neste espaço, as redondezas, os bares e o cenário pelo qual desfilavam as figuras mais díspares.
O escritor e jornalista Ruy Castro criou o prefácio do livro; ele também foi um dos moradores temporários deste núcleo de arte e cultura. Em sua opinião o Solar foi mais do que uma moradia; converteu-se um centro de produção de artistas e jornalistas talentosos e de mentes inovadoras que dariam uma nova e ousada direção à vida cultural do país.
Toninho Vaz nasceu em 1947 na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Ele atuou em veículos de destaque na mídia brasileira, tanto a escrita quanto a televisiva. O autor é famoso pelas biografias dos poetas Paulo Leminski e Torquato Neto, mas seu currículo literário é povoado também por várias outras publicações.


http://www.infoescola.com/livros/solar-da-fossa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário