sexta-feira, 15 de março de 2013



O Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas abre nesta quinta-feira, 28, as inscrições para seu Programa de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos. Será selecionado um projeto de pesquisa ou tradução sobre a obra poética, tradutória ou crítica teórica de Haroldo de Campos que já esteja em andamento e tenha vínculo acadêmico ou editorial. A inscrição poderá ser feita até 29 de março.

O candidato admitido no programa vai receber uma bolsa apoio no valor mensal de R$ 3.500,00 pelo período de participação, que pode chegar a três meses. No caso do pesquisador não ser morador da Região Metropolitana de São Paulo, receberá ainda hospedagem e passagens de ida e volta.

Dentre os critérios de seleção, estão a relevância da pesquisa ou da tradução para a compreensão e difusão da obra de Haroldo de Campos, o destaque a aspectos pouco explorados da obra e o grau de importância da pesquisa local para o projeto.

Haroldo de Campos

O poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003) se destaca no cenário intelectual e literário brasileiro como coinventor da Poesia Concreta. Autor de uma obra poética de relevância internacional, apresentou inúmeros autores internacionais aos brasileiros por meio de suas traduções de diversos idiomas.

A obra de Haroldo de Campos, seja no âmbito da poesia, da tradução ou da teoria e crítica literárias, tem alcance internacional, considerando-se as diferentes línguas e literaturas a que o poeta dedicou seus estudos e as múltiplas referências histórico-literárias que pontuam seus textos. Todavia, a propagação dessa obra requer uma decifração atenta e aprofundada, dada a densidade de informação estética que a caracteriza.

O Programa vai incentivar pesquisadores e tradutores que poderão se dedicar ao autor visando ao intercâmbio de informações e de reflexão com propagadores da obra de Haroldo no Brasil e no mundo.

Fonte:http://www.poiesis.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário