sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MASP abre exposição sobre renascimento alemão com obras do acervo do Louvre



Sessenta e uma obras, entre gravuras e desenhos, fazem parte de Luzes do Norte, exposição que abre suas portas no MASP a partir da próxima sexta-feira (19). São trabalhos do século XVI produzidos por influentes artistas do renascimento alemão como Albrecht Dürer e Martin Schongauer. As peças foram extraídas da coleção do Barão de Rothschild – composta pelo chocante número de 100 mil obras  e que foi doada em sua totalidade ao Museu do Louvre em 1935.
Duas telas do acervo do museu brasileiro também foram escolhidas para integrar a mostra: os quadros a óleo O Poeta Henry Howard, Conde de Surrey (1542), de Hans Holbein, o Jovem e Retrato de Jovem Aristocrata (1539), de Lucas Cranach, o Antigo. Das obras germânicas que chegam ao Brasil algumas se destacam por sua importância histórica e artística como é o caso da xilogravura O Rinoceronte, de Albrecht Dürer.
O artista retratou o paquiderme em 1515 por meio de uma descrição e um rascunho feitos por um desconhecido que viu um rinoceronte-indiano que havia chegado a Lisboa naquele mesmo ano. Apesar de Dürer nunca ter visto um rinoceronte pessoalmente, a pintura ficou tão verossimilhante que foi reproduzida por artistas de vários países europeus até meados do século XVIII.
Com curadoria de Pascal Torres Guardiola, curador da Coleção Edmond de Rothschild no Museu do Louvre e Teixeira Coelho, curador chefe da instituição brasileira, a mostra fica em cartaz até 13 de janeiro no segundo andar do MASP, ao lado das exposições do acervo do museu.

Serviço
Luzes do Norte
MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Avenida Paulista, 1578, Cerqueira César, São Paulo – SP.
Tel.: (11) 3251.5644
De terças a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas das 10h às 20h.
De 19 de outubro a 13 de janeiro de 2013,
Entrada: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00 Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Às terças acesso gratuito a todos. 
Fonte: http://br.blouinartinfo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário