quinta-feira, 25 de outubro de 2012

UM POUCO MAIS DE NOSSA HISTÓRIA



Diadema
São Paulo - SP

Histórico
Desde 1700, quase toda a área do Município pertencia à Ordem Religiosa dos Jesuítas. Existia na atual Rua Manoel da Nóbrega, antiga Vila da Conceição, uma construção de taipa, conhecida como Casa Grande, com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Sendo trajeto obrigatório de tropeiros em direção à mina de ouro do Embu, então descoberta, transformou- se em passagem de escasso tráfeco na rota Santo Amaro a Mogi das Cruzes, com o declínio da mineração.
Abandonadas as terras ocupadas pelos jesuítas, o Barão de Tietê conseguiu cerca de 650 alqueires legalizando a posse entre 1813 e 1815. Após sua morte, divididas entre os herdeiros, sobressaíram duas glebas: a do Curral Grande , na parte leste, que deu origem a Piraporinha e a do Curral Pequeno, na parte oeste, ficando sua sede próxima à atual Praça de Matriz.
O primeiro núcleo populacional nasceu ao redor da capela do Bom Jesus da Pedra Fria, construída por José Pedroso de Oliveira, na estrada da casa Grande, aproximadamente em 1830. Por volta de 1860, coube ao mesmo construtor erguer uma nova capela, em louvor ao Senhor Bom Jesus de Pirapora, a pequena distância da primitiva igreja.
O progresso foi ativado em 1900, com a construção de uma serraria a vapor, de propriedade de Antônio Piranga, filho de José Pedroso, no atual bairro da Serraria. Funcionou até 1920, abastecendo a indústria de móveis de São Bernardo do Campo. Cerca de três anos mais tarde, os 165 alqueires de terras da serraria foram loteados, com o nome de Vila da Conceição, em homenagem à Virgem de devoção da família Pedroso de Oliveira.
Em 1926, as águas da represa Billings inundaram parte da região do atual bairro de eldorado constituindo então a “baia de Eldorado”.
Gentílico: diademense Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Diadema, pela lei estadual no 233, de 24-12-1948, subordinado ao município de São Bernardo do Campo.
No quadro fixado para vigorar no período de 1949-1953, o distrito de Diadema figura no município de São Bernardo do Campo.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Diadema, pela lei estadual no 5285, de 18-02-1953, desmembrado do município de São Bernardo do Campo. Sede no antigo distrito de Diadema. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-04-1965.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário