quarta-feira, 24 de outubro de 2012


                Invocação às Musas 

Virgens do Monte Piério, escutais o nome que vos dou? Inspirai-me. Percorro um longo caminho; estou sucumbindo com tristezas e tédios. Inseri em meu espírito este encanto e toda a doçura que se sentia outrora e que fogem para longe de mim. Nunca sois tão divinas como quando conduzis à sabedoria e à verdade pelo prazer.
Mas se não pretendeis amenizar o rigor de meus trabalhos,
ocultai o próprio trabalho; fazeis com que seja instruído e com que eu não ensine;que reflita e que pareça sentir; e quando eu anunciar coisas novas, fazei com que creia que eu nada sabia e que vós tudo me disseste.
quando as águas de vossa fonte saem do rochedo que amais, elas não sobem aos ares para recair;correm nas campinas, fazem vossas delícias porque fazem as delícias dos pastores.
Encantadoras Musas, se pousardes sobre mim um só de vossos olhares, todos lerão minha obra, e que não passaria de recriação será prazer.
Musas divinas, sinto que me inspirais, não o que se conta em Tempé nas flautas ou o que se repete em Delos com a lira; quereis que fale à razão; ela é o mais perfeito, o mais nobre e o mais delicado de nossos sentimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário