sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


Um dos maiores nomes do blues brasileiro, o cantor Ricardo Werther, morreu em 19 de fevereiro, vítima de câncer no intestino. Ele tinha 48 anos de idade, deixou viúva e duas filhas. 

Ricardo ficou famoso no meio como vocalista do Big Allanbik, uma das melhores bandas da história do blues brasileiro, formada em 1992. Os outros integrantes eram seu irmão Beto Werther (bateria), o guitarrista Big Gilson (hoje em bem-sucedida carreira solo), o pianista-prodígio Alan Ghreen (também já falecido) e o requisitadíssimo baixista Ugo Perrota.

Ricardo tinha uma voz poderosa, que lembrava Paul Rodgers e Greg Allman. Também tinha muito carisma, com interpretações intensas e gesticulação que “seguravam” a atenção da plateia.

Com o fim do grupo, em 2002, Ricardo praticamente abandonou os palcos durante muitos anos. Suas raríssimas apresentações contribuíram para a aura lendária que passou a envolver seu nome. Em 2010 ele voltou com o CD “The Turning Point”, que recebeu críticas entusiasmadas.

Em janeiro de 2011 foi diagnosticado um tumor maligno no intestino delgado. Nos dois últimos anos ele passou por várias internações e algumas cirurgias. 

Sua doença gerou uma mobilização e solidariedade inéditas no cenário do blues nacional. Foram organizados vários shows e o festival Ricardo Werther’s Week, em cinco capitais e mais uma cidade – evento coordenado pelo editor da Blues’n’Jazz, Helton Ribeiro.

Veja abaixo um documentário sobre sua carreira.

______________________
Publicado em 20/02/13

Fonte: http://www.bluesnjazz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário