sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Museu da Cultura tem como objetivo maior abordar a cultura no seu sentido amplo. Entende que sua função é criar, preservar, pesquisar e expor acervos que ativem memórias e imaginários, incrementando o patrimônio cultural de forma inventiva e crítica. Dessa forma, vincula-se às três áreas de atuação da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. 

Suas atividades iniciaram-se em 1991 no âmbito do Departamento de Antropologia, promovendo eventos através de convênio com a Fundação Cultural São Paulo no mezanino do TUCA (Teatro da Universidade Católica). Em dezembro de 1994 o Museu da Cultura foi reconhecido pelo Conselho Universitário da PUC-SP, e assim ele passou a estar vinculado diretamente à Faculdade de Ciências Sociais, sendo sempre dirigido por um antropólogo.

Em 1999 inaugurou seu espaço físico próprio, localizado no subsolo do antigo convento, anexo à Faculdade de Ciências Sociais, onde mantém uma pequena biblioteca e seus arquivos, uma saleta para reserva técnica, uma pequena galeria para exposições e um pátio, no qual realiza eventos diversos: palestras, lançamentos, cursos livres, apresentações musicais, performances, projeções de filmes, debates, comemorações e reuniões. 

O acervo compõe-se, na sua grande maioria, de doações e resultados de pesquisas e exposições. Como o próprio museu teve início a partir de uma coleção de objetos, fotos, e desenhos dos índios Cinta Larga (MT e RO) doada pela Profa. Carmen Junqueira, uma de suas principais marcas é a etnologia indígena. Acrescenta-se, atualmente, o interesse por etnias que habitam regiões próximas aos Cinta Larga, e o museu também começa a guardar e pesquisar produções e registros de indígenas da cidade de São Paulo. 

As outras áreas da Faculdade de Ciências Sociais se fazem presentes tanto através das atividades realizadas em conjunto com professores, pesquisadores e estudantes dos diversos cursos e departamentos, bem como através da guarda de documentos pesquisados e expostos em comemoração aos 25 anos da Faculdade, em 1996. A partir desta data, alimentamos dossiês e arquivos sobre diversas áreas da Faculdade de Ciências Sociais, gravações sonoras e visuais, depoimentos originais em vídeo, entrevistas diversas, cartazes, convites, matérias de imprensa e publicações. 

O Museu realiza igualmente projetos em conjunto com instituições fora da PUC-SP e com outras unidades da universidade, inclusive estudantis, envolvendo também alunos através de Bolsas Iniciação Científica, estágios, monitorias e oficinas montadas para pesquisas e eventos específicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário