terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os 90 anos de morte de um dos maiores intelectuais brasileiros

De lá pra cá desta semana homenageia um dos mais brilhantes intelectuais brasileiros: Rui Barbosa. Para relembrar essa personagem ilustre,Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com os pesquisadores da Casa de Rui Barbosa, Marta de Senna e Rejane de Almeida Magalhães, com a professora de História Contemporânea Christiane Laidler, e com o cientista político e juristaChristian Lynch.
Rui Barbosa foi um dos maiores intelectuais brasileiros e homem público de todos os tempos. Foi advogado, jornalista, jurista, político, diplomata, filólogo, linguista, orador e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu depois da morte de Machado de Assis. Durante o Império, fez campanhas em favor do abolicionismo, do federalismo e em defesa da República. Foi também o redator da primeira constituição republicana do Brasil.

Deputado, Senador e Ministro de Estado, Rui Barbosa foi quatro vezes candidato à Presidência, mas nunca conseguiu se eleger. Liberal convicto, criticou as intervenções militares na política durante os primeiros anos de nossa República. Teve de se exilar para não morrer. Como diplomata, representou o Brasil na Conferência Mundial de Paz em Haia. Enfrentou o preconceito das potências e defendeu o princípio da igualdade jurídica das nações soberanas. A vasta cultura humanista e o imenso saber jurídico com que embasou seus discursos levou Ruy Barbosa à Presidência de Honra da Comissão de Haia. Foi nessa época que ele ganhou o apelido de "Águia de Haia"
http://tvbrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário