domingo, 21 de agosto de 2011

VIDA LONGA A TEX

A paixão de um colecionador é difícil de ser explicada. Seja qual for o item escolhido para dedicar seu tempo extra, o significado é maior do que apenas simples diversão. Considerado o maior fã do Brasil do personagem em quadrinhos Tex, o andreense Adriano Rodrigues Rainho compartilha o carinho pelo herói com outros leitores antigos e uma nova geração com a exposição 'Tex Brasil 500', que abre hoje na Gibiteca de Santo André, localizada na Biblioteca Nair Lacerda.


"Quando li pela primeira vez na infância já me apaixonei pelo personagem e por toda a história. Até hoje mantenho esse sentimento", afirma Rainho. "Essa paixão do colecionar enraiza em você e não sai mais."

A mostra especial celebra a surpreendente marca de 500 edições das HQs brasileiras do caubói norte-americano criado no fim da década de 1940 pelos italianos Gian Luigi (texto) e Aurélio Galleppini (ilustrações). O volume especial foi lançado em junho e estará entre o acervo com mais de 3.000 itens, entre revistinhas, pôsteres e bonecos colecionáveis temáticos.

Deixando um pouco de lado o universo das publicações dos personagens da Disney - a qual Rainho também é grande fã e colecionador -, o morador da Vila Humaitá foi um ativo comprador das HQs até o início dos anos 1980. As obrigações da vida adulta fizeram com que o hobby ficasse esquecido por quase duas décadas. Em 2003, ele começou a reler as histórias e "a febre voltou com tudo."

Tex não é tão popular quanto seus companheiros das bancas. Enquanto mirabolantes super-heróis e personagens infantis estão entre os preferidos dos atuais leitores, o justiceiro conta com um público fiel e um pouco mais velho. Suas aventuras no Velho Oeste são típicas do universo 'western', com brigas entre bandidos e mocinhos montados em cavalos e a presença de tribos de índios locais. Segundo Rainho, "aprendi a gostar de Tex pois ele sempre procura a justiça sem discriminar ninguém. Temas como a amizade e a honra, entre outros sentimentos, são a diferença nas revistas. Ele não é apenas um pistoleiro".

O fato de o personagem não ser lá muito conhecido, mesmo entre os fãs de quadrinhos, é um dos incentivos para a montagem da atração. "Se dez ou 20 crianças começarem a ler 'Tex' a partir desta exposição, vou ficar contente demais com o resultado."

VIDA DE COLECIONADOR

Desde que retomou sua paixão pelo herói, ele tem dedicado cada vez mais tempo e dinheiro para manter a grandiosa coleção. Mensalmente, ele vai até a banca e gasta cerca de R$ 60 para ampliar seu acervo de leitura. Sempre é possível encontrar exemplares em sebos a preços mais em conta, mas o andreense prefere sempre apoiar a revista que é lançada. "O prazer do colecionador é o garimpo e ir atrás dos itens mais difíceis. Mas também prefiro comprar as novas publicações na banca para não deixar que ele pare de ser publicado e para que o Tex não morra", afirma.

Os destaques da exposição são algumas estatuetas especiais que Rainho importou diretamente da Itália. Algumas delas chegam a custar cerca de R$ 150 cada uma e outras de coleções extremamente limitadas que foram vendidas pelo preço de 400 euros também poderão ser vistas.

A abertura de 'Tex 500 Brasil' contará com atividades diferenciadas. A partir das 13h, narrações de histórias, workshops, exibições de filmes e palestras tomarão conta do gibiteca e do saguão e auditório do Teatro Municipal. Todas as ações são gratuitas e a programação completa de hoje pode ser vista no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br).

Tex Brasil 500 - Exposição. A partir de 20 de agosto. Na Gibiteca Municipal - Praça 4º Centenário. Tel.: 4433-0767. 2ª a 6ª, das 8h às 17h; sáb., das 8h às 12h. Grátis. Até 28/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário