sábado, 27 de agosto de 2011

Conheça a Arte de Francisco Panachão





 

Galeria de Artes recebe Mostra ‘Sensações Inconscientes’ 
de Francisco Panachão

De 15 a 29 de agosto, a Galeria de Artes do Centro Cultural Wanderley Peres de Indaiatuba sediará a Mostra “Sensações Inconscientes”, do artista Francisco Panachão. A exposição é uma realização da Look Cultural e do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Indaiatuba. A Galeria de Artes funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é franca.
O trabalho reflete principalmente uma constante busca de projetar-se para além do espaço-tempo que define o ser humano sensorialmente. Panachão acredita que tudo que se percebe à volta é apenas uma parte extremamente pequena da verdadeira realidade. “Somos todos seres em constante evolução. Nossa maior tarefa ou desafio é nos libertarmos de nós mesmos, de nossa inferioridade, limitações, incredulidade e até de nossas próprias dimensões, sem contudo perder a direção a seguir”, revela.
A obra âncora deste tema é “Portal Líquido”, que mostra um ser indefinido atravessando uma espécie de portal dimensional, com uma aparência líquida. Ele atravessa as dimensões de onde está (na inconsciência) e se materializa aos poucos, em nossa dimensão, interagindo com o nosso modo de perceber e sentir o universo que acreditamos estar vivendo. Para o artista, todas as demais obras da Mostra seguem nessa linha de procurar se libertar de algo que aprisiona, que impede de enxergar a atual realidade limitada e tão pequena, perto do que existe para se compreender perante o Universo. A Mostra já esteve em vários locais; em julho, as obras ficaram expostas em Campos do Jordão e até dia 14 de agosto está sendo apresentada na Casa da Fazenda do Morumbi , em São Paulo.
Panachão
Panachão aprimorou sua técnica na Escola Panamericana de Arte aos 14 anos e concluiu o curso de Desenho Publicitário. Desenvolveu vários trabalhos com crayon, nanquim, ecotine, guache, pastel e óleo. Recentemente, ele vem executando obras em acrílica sobre tela e técnicas variadas, demonstrando um estilo completamente novo, moderno contemporâneo. Já expôs em Paris, Portugal e em São Paulo no Memorial da América Latina; Museu Brasileiro da Escultura; Fundação Mokite Okada; Casa da Fazenda; Hall Monumental da Assembleia Legislativa; Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo e em diversos shoppings e galeria de arte.

Serviço
Centro Cultural Wanderley Peres: Praça Dom Pedro II, s/n°, Centro
Paço Municipal: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800 - Jardim Esplanada II


Nenhum comentário:

Postar um comentário