quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Parque Burle Marx

Localizado na zona sul de São Paulo, o Parque Burle Marx surgiu de forma diferente. O arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx criou o projeto artístico e paisagístico do parque especialmente para integrar os jardins de uma casa, projetada por Oscar Niemeyer na década de 1950. A casa nunca foi concluída ou habitada, e nos anos 1990, foi demolida. Em 1995 os jardins foram aproveitados para dar lugar ao parque.

Como a proposta do parque é mais contemplativa, o jardim de Burle Marx é a principal atração, com suas palmeiras imperiais, um conjunto de esculturas do painel de altos e baixos relevos, espelhos d'água, além de um belo pergolado e um gramado de duas cores que imita um tabuleiro de xadrez.

Outro destaque é a Casa de Taipa e Pilão, que representa um processo milenar de construção que foi trazida pelos portugueses e é de grande importância por seu valor histórico-cultural.
A flora do local é composta por espécies remanescentes da Mata Atlântica e do reflorestamento de eucaliptos, e possui áreas ajardinadas onde se destacam espécies como palmeiras, andá-açu, marinheiro, pau-brasil, abacate e palmeiras imperiais.

Já a fauna é formada por mais de 90 espécies de animais, algumas aquáticas, como socozinho, savacu, martim-pescador-grande; outras aéreas, como o gavião-peneira e o pavó, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção, e também alguns animais terrestres, como o gambá, o preá e o lagarto teiú.
Atualmente, o parque conta com uma área de 138 mil metros quadrados, e abriga pistas para cooper e caminhada, três trilhas que circundam os lagos e levam o usuário a uma verdadeira experiência sensorial dentro da mata, além de barras e pranchas para ginástica, playground, nascentes e lagos.


Serviço:
Parque Burle Marx
End.: Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200 - Vila Andrade – zona sul – São Paulo
Horário: das 7h às 19h
Tel.: (11) 3746-7631
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário