quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vale a Pena Recordar - A Mulher Maravilha.

Em 1976 os produtores chamaram a Miss Mundo Lynda Carter para interpretar a Mulher Maravilha, o problema com Carter era que o estúdio Warner não queria alguém sem experiência dramática. Mas depois de testes com Joanna Cassidy, Raquel Welch, Farah Fawcett, Lindsay Wagner e Suzanne Sommers, além da ameaça de Douglas Cramer em abandonar o projeto, Lynda foi contratada.

O primeiro episódio da Mulher Maravilha foi ao ar pela rede ABC em novembro de 1975. Nele, a origem da heroína é recontada como nos quadrinhos. Este filme-piloto teve duas horas de duração. Ao todo, foram 15 episódios (contando com o piloto) produzidos neste primeiro ano e exibidos pela rede ABC. Os altos custos – já que a série era ambientada na década de 40 – e a audiência modesta foram as principais razões do fim prematuro do seriado.

Em 1977, a CBS resolveu modificar o formato do programa, colocando a Mulher Maravilha nos tempos modernos. Nessa versão chamada As Novas Aventuras da Mulher Maravilha, a produção não ignorou a primeira fase exibida pela ABC e mostrou já no piloto que Diana retornou à casa de sua mãe e irmãs depois do fim da guerra. A Diana da época atual trabalha para o serviço secreto americano sob as ordens de Steve Trevor (o Júnior) e utiliza um supercomputador falante de nome IRA para conseguir pistas de criminosos e inimigos do governo.

A própria Mulher Maravilha ganha um novo uniforme, com mudanças sutis, porém que deram uma "atualizada" na roupa anterior. Linda Carter foi bem mais produzida para encarnar a personagem, com mudanças no cabelo e com um jeito mais amadurecido e condizente com a personagem. A própria transformação de Diana em Mulher Maravilha, que na primeira fase da ABC era feita em uma fusão demorada de duas imagens da atriz rodopiando (uma como Diana e outra como Mulher Maravilha) para mudar de roupa, foi substituída por um rápido clarão vermelho e azul enquanto Diana rodava.

A fórmula deu certo e o programa conseguiu manter-se no ar por 47 episódios. Sem ter o nazismo como pano de fundo, as histórias tinham que ser mais elaboradas para atrair o público, o que nem sempre acontecia. O seriado era inconstante, mesclando episódios interessantes com outros fraquíssimos, que só conseguiam prender a atenção de crianças.

O ator Lyle Waggoner participou das duas versões, na primeira como major Steve Trevor e, na segunda, como seu filho. Os astros Roy Rogers, Debra Winger (em inicio de carreira vivendo o papel da irmã mais nova da Mulher Maravilha, Drusilla) e Roddy McDowall fizeram participações especiais.

A História.
A série tem início durante a Segunda Guerra Mundial quando o major Steve Trevor é convocado para contra-atacar um avião nazista e antes de conseguir realizar seu objetivo entra no Triângulo do Bermudas, onde os dois aviões se chocam em pleno vôo e Steve cai no mar, após levar um tiro e inconsciente é levado pela maré até uma misteriosa ilha. Ela era habitada somente por mulheres muito especiais, bonitas e imutáveis, possuidoras de grande força, agilidade e inteligência. Trevor passa a ser cuidado pelo povo daquele local, especialmente pela Princesa Diana.
Pouco tempo depois, a rainha amazônica decreta um jogo que irá escolher a amazona que levará Trevor de volta para os Estados Unidos, antes que ele recobre toda a sua consciência e assim acabe revelando ao mundo o local desta misteriosa ilha, mas a rainha também proíbe que sua filha Diana participe deste torneio.

Contrariando as ordens da mãe, Diana participa disfarçadamente, mas ao vencer o torneio ela remove o disfarce revelando sua verdadeira identidade, proclamando sua lealdade às pessoas que ela ama, em especial a sua mãe, a rainha. Diante disso, a rainha concorda em enviar Diana para levar Trevor de volta.
Antes de sua partida para os Estados Unidos, a Rainha fornece a filha uma roupa especial, também explica que no mundo em que ela estará em breve, Diana será uma imortal e possuidora de diversos poderes, assim como passará a assumir a identidade de Mulher Maravilha.
Diana vem para os Estados Unidos como Mulher Maravilha, em seu jato invisível, deixa Trevor em um hospital, deixando todos perplexos, pois Steve Trevor já era considerado como morto pelas autoridades, bem como pelo traje da Mulher Maravilha que deixa todos admirados e intrigados.

No Brasil.
A série estreou no Brasil pela Rede Globo no final dos anos 70.
Elenco
Lynda Carter .... Mulher Maravilha
Lyle Waggoner .... Major Steve Trevor
Richard Eastham .... General Phil Blankenship
Beatrice Colen .... Etta Candy
Norman Burton .... Joe Atkinson
Tom Kratochvil .... Voz de IRA
Saundra Sharp .... Eve

Herbet Richers: Dubladores Brasileiros
Mara di Carlo .... Mulher Maravilha
Angela Bonatti .... Mulher Maravilha
Orlando Prado .... Major Steve Trevor
Dario Lourenço .... General Phil Blankenship
Magalhães Graça .... Joe Atkinson
José Santana .... Voz de IRA
Mariano Dublatchevicius ... Locução

Um comentário: