quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Eclesiastés 3

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.


2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;


3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;


4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;


5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;


6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;


7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;


8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.


9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?


10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.


11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pós o mundo no coraçäo do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.


12 Já tenho entendido que näo há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;


13 E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.


14 Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.


15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.


16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.


17 Eu disse no meu coraçäo: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.


18 Disse eu no meu coraçäo, quanto a condiçäo dos filhos dos homens, que Deus os provaria, para que assim pudessem ver que säo em si mesmos como os animais.


19 Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fólego, e a vantagem dos homens sobre os animais näo é nenhuma, porque todos säo vaidade.


20 Todos väo para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltaräo ao pó.


21 Quem sabe que o fólego do homem vai para cima, e que o fólego dos animais vai para baixo da terra?


22 Assim que tenho visto que näo há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porçäo; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário