quarta-feira, 10 de abril de 2013

AÇÃO ENTRE LIVROS


Encontro com autores de diversos gêneros e segmentos para discutir temas relacionados à produção literária e divulgar o acervo da Biblioteca. 

Bate-papo com o autor indígena Daniel Munduruku
O autor discorrerá sobre o tema “Literatura Indígena: o tênue fio entre escrita e oralidade”, com ênfase na importância da manutenção da tradição oral, transmitida de pais para filhos na preservação da cultura dos povos indígenas. Daniel Munduruku - graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É Doutor em Educação pela USP. Diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, Diretor do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual – INBRAPI. Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. É Conselheiro Consultivo do Museu do Índio no Rio de Janeiro. Escreveu 43 livros, recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior, entre eles o Prêmio Jabuti. Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. Av. Araguaia, 284, Riacho Grande. Tel.: 4354-9809. Dia 17 (quarta) 14h30 

“Conversando sobre ilustração”: criação e releitura de textos clássicos mediante a tradução da linguagem escrita para a linguagem visual. Com Cristina Eich. 
Tendo como ponto de partida o livro “Os Doze Trabalhos de Hércules”, do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, a ilustradora irá apresentar o caminho da criação de um novo desenho para as personagens já tão conhecidas de todos os leitores, jovens e adultos, respeitando a narrativa original e adicionando novos elementos ao repertório do texto clássico.
Cristina Eich- pós-graduada em História da Arte pela FAAP, trabalhou durante dez anos como ilustradora em agências de propaganda e jornais, tendo colaborado por dez anos em ilustrações para a revista Recreio. Frequentou ateliês onde desenvolveu técnicas de desenho com Ismael dos Santos, modelo vivo na Pinacoteca de São Paulo, gravura em metal no Museu Lasar Segall, pintura a óleo com Carlos Fernandez e introdução à aquarela pelo SENAC. Tem mais de 60 livros ilustrados, entre eles alguns clássicos da literatura infanto-juvenil, como Alice no País das Maravilhas, Contos de Grimm e o Sítio do Picapau Amarelo.Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Rua Jurubatuba, 1415, Centro. Tel.: 4125-8860. Dia 23 (terça) 14h30 

LOCAL:
17/4 quarta a 23/4/2013  - terça 

Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário