segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Obra Vencedora do Primeiro Concurso de Poesias do Blog Coligação Poética publicada na V Antologia do Beco dos Poetas.















QUEM SOU? QUEM SOMOS?

Quem sou eu?
Seria simples, responder!
De nascimento, mergulhão;
Pelotense, de adoção;
Sul-riograndense, brasileiro,
Latino-americano, para fechar a questão.


Mas é tão simples, assim?
Não!

Quem sou?
Quem somos nós?


Se além de mergulhão e pelotense,
Hoje tenho um pouco também,
De cada querência onde andei,
Com os pés
Ou com a imaginação,
Ou com a internet, com os livros,
Com as pessoas que convivo,
Na escola, na rua
Ou na mesa de um bar.


Já me sinto meio papa-areia,
Arroio-grandino, jaguarense,
Porto-alegrense do Bonfa
E até carioca da Urca.
E que saudade me sufoca
Se me imagino na costa
Do velho rio Uruguai
Tirando no anzol um jundiá.
Ou caminhando no frio
Da Patagônia Argentina
Ou na chalana, embarcado,
Rumando pra Corumbá.


E mais longe vou:
Quem sabe cruzando o Saara
Ou navegando no Níger
Bebendo um vinho na Itália,
Em Portugal ou na Bavária.


Sim, tudo é possível!
Pois sou e somos essa mescla
Dos mais variados matizes.
Olhemos nossas raízes:
Não somos um povo!
Somos quase todos!


Somos do Congo e da Galícia,
De Castela e da Sicília,
Da Pomerânia, da Guiné,
Do Minho e de Ifé,
Transmontanos, Minuanos,
Guaranis e alentejanos,
De Angola e da Sardenha.
E com esta pilcha campeira
Posso dançar samba ou chacarera
Baião, xote ou uma mazurca,
Pontear na guitarra uma milonga
Ou num atabaque um batuque.


Sim! Pois sou brasileiro,
Ou melhor, americano sulino
E trago junto comigo
O sangue negro e ameríndio
Junto ao do branco europeu
E a cultura desses todos
Transformou-nos no que somos
E isso senhoras e senhores,
Isto, sou eu!

Marco Antônio Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário