sábado, 11 de dezembro de 2010

Banda Jazz Sinfônica, Lira Musical e Seresteiros para a Praça da Moça.


 A Banda Jazz Sinfônica, a Lira Musical e os Seresteiros de Diadema irão encerrar o ano de 2010 com uma grande apresentação na Praça da Moça este sábado, dia 11, a partir das 18h. O show faz parte da programação especial de comemoração do aniversário de 51 anos da cidade e fecha um ano de muitas realizações para os três grupos.
Criada em 2001 e mantida pela Secretaria de Cultura, a Banda Jazz Sinfônica tem 26 integrantes e é basicamente composta por instrumentos como trombone, saxofone, trompete, flauta, oboé, fagote, clarinete, trompa, vibrafone, baixo, piano, guitarra, bateria e percussão. Em seu repertório, a Banda executa obras de grandes nomes como Dorival Caymmi, Ari Barroso, Tom Jobim, Charlie Parker e Pixinguinha.
Desde 2006, o comando dos músicos está a cargo do maestro Todd Murphy, formado pela Universidade de Miami, que já tocou com diversos artistas nacionais e trouxe o ritmo norte-americano à banda.
Já no repertório da Banda Lira Musical, o público poderá conferir clássicos da Música Popular Brasileira, como “Eu Sei que Vou te Amar”, do maestro Tom Jobim. Além de composições de importantes nomes da música nacional, que vão de Ataulfo Alves e Luiz Gonzaga, até Tim Maia, além de alguns sucessos internacionais. Durante a sua trajetória, a Lira Musical de Diadema conseguiu reunir mais de 600 obras de diversos autores e gêneros.
Fundada em 1968, a banda conta atualmente com a regência do maestro Lucas Guimarães e a participação de 27 músicos. O grupo tem como característica marcante os arranjos que conseguem trazer, com harmonia, a mistura entre o moderno e o clássico da música nacional. E foi esta face inovadora que fez com que a Lira Musical de Diadema ganhasse mais de 60 troféus em festivais e concursos. A cidade é um dos poucos municípios que ainda mantém uma banda desse tipo, que já foi muito comum no país.
Por meio de um estilo próprio, os seresteiros resgatam uma tradição que tem origem ainda em tempos medievais. A prática nasceu porque os músicos saíam de suas apresentações ou festas e se dirigiam às janelas de suas amadas para tocar e cantar. Por serem feitas ao sereno, ou seja, ao ar livre e normalmente à noite, receberam o nome de serestas. É para recriar esse clima que os “Seresteiros de Diadema” fazem questão de se vestir como na década de 1930, época em que as serestas ainda eram muito comuns.
Completando o momento “pratas da casa” o grupo Seresteiros de Diadema procura trazer aos dias de hoje o romantismo de antigamente. Formado por integrantes da Casa da Música o repertório do grupo conta com canções como “A Cúmplice”, de Juca Chaves, “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá e “Ave Maria do Morro”, de Herivelto Martins, entre outros grandes nomes da música popular brasileira.

Serviço
Banda Jazz Sinfônica, Lira Musical e Seresteiros de Diadema
Dia 11 de dezembro, sábado, às 18h
Praça da Moça
Entre Avenida Alda e Rua Graciosa
Centro - Diadema.

Fonte: Luana Arrais
http://www.diadema.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário