domingo, 12 de dezembro de 2010

Atendimento a quem tem necessidades especiais.

Para um atendimento adequado ao aluno com necessidades especiais é necessário a princípio observar a dinâmica do estudante no ambiente escolar e reconhecer o seu contexto social.


É preciso abrir diálogo com a família, saber o histórico de tratamento se houver e todos os sintomas e com qual freqüência ocorrem. Deve haver uma pesquisa em busca de quais materiais podem ser usados e as alternativas para as confecções ou compra dos mesmos. Considerar quais as principais necessidades a serem atendidas.

Considerar o tamanho, forma, peso, textura, cor e todas as características do objeto de auxilio as atividades e se o mesmo facilitou o trabalho do aluno e do educador.

As adaptações curriculares são importantes e necessárias. É preciso diversificar o currículo, só assim, será possível o favorecimento do aprendizado dos alunos com necessidades especiais incluindo profissionais especializados, adaptações de ambientes, da forma de avaliação e de perspectiva de evolução desse aluno.

Podemos dimensionar para esse processo um reforço pedagógico para alguns conteúdos, apoio pedagógico, atendimento itinerante e uma participação mais próxima entre escola, família e comunidade, além de se trabalhar dentro do currículo a importância da inclusão como crescimento pessoal e social de uma comunidade ou nação.

Carlos Benethi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário