quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Sinopse
O livro das Mil e Uma Noites, pela riqueza e pelo capricho com que é judiciosamente lançado, é obra que certamente marcará época, de alto-relevo , na vida editorial do nosso país - Malba Tahan.

A Ediouro apresenta, numa edição fantástica de relançamento, a obra-prima da lenda universal. As Mil e Uma Noites, prodigioso conjunto de histórias do mundo árabe que vem encantando muitas gerações do planeta.
Com apresentação de Malba Tahan, um dos mais respeitados contadores de histórias do universo oriental, o livro reúne contos exóticos e personagens misteriosos, como Ali Babá e os Quarenta Ladrões.e Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, que já inspiraram um grande número de adaptações para o teatro e cinema e expressam toda a poesia e deslumbramento do mundo árabe.

Adotamos a versão de Antoine Galland, a mais conhecida no Ocidente, que, pela sua qualidade, foi traduzida para todos os idiomas. Galland selecionou as lendas mais curiosas e de enredo mais palpitante, que mostram a vida em toda a sua maravilhosa diversidade. São contos de aventuras de cavalaria e guerra, histórias de amor e intriga de namorados, romances de viagens, lendas maravilhosas cheias de crueldades, cenas de zombaria, histórias de erudição e muito mais.
Após descobrir a traição de sua mulher, o Sultão Chahriar decide desposar uma jovem diferente a cada noite e matá-la no dia seguinte, deixando o reino desesperado. Para interromper este ciclo vingativo, Cheherazade, filha do grão-vizir, se oferece para ser a próxima e, ao contar as mais belas lendas, faz o Sultão ir adiando sua morte, até que ele, passadas mil e uma noites, se apaixona e suspende a ordem cruel.
Como aconteceu com o Sultão, o leitor vai ficar seduzido com As Mil e Uma Noites, um belíssimo clássico que confirma o dom de imortalidade da arte de narrar.

Sobre o autor:
Antoine Galland nasceu em 1646, na França, e faleceu em 1715, aos 69 anos. Amante das Letras, Galland deixou, além da tradução das Mil e Uma Noites, cerca de quinze obras, algumas das quais de alto valor literário, como: uma relação das suas viagens ao Oriente; uma descrição particular da cidade de Constantinopla; um catálogo dos historiadores turcos, árabes e persas; uma tradução do Corão, com notas histórico-críticas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário