sábado, 1 de outubro de 2011

José Saramago


Lisboa, 1 out (EFE).- "Claraboia", um romance inédito que José Saramago escreveu nos anos 1950, está disponível a partir deste sábado em formato digital, duas semanas antes de sua publicação em papel.

A obra, editada em português pela editora Caminho, chegará em 17 de outubro às livrarias de Portugal e do Brasil, enquanto sua versão em espanhol, catalão e italiano terá que esperar até o ano que vem, segundo um comunicado da Fundação Saramago.

O escritor português, morto em junho de 2010, havia completado 30 anos quando decidiu entregar o manuscrito de "Claraboia" a uma editora que nunca respondeu ao Nobel português, nem lhe devolveu o original.

Quarenta anos depois, a mesma empresa encontrou a obra perdida durante uma mudança e informou Saramago de seu interesse em publicá-la.

No entanto, na ocasião o autor rejeitou a oferta porque alegou que havia passado muitos anos e não era o momento, e deixou nas mãos de seus herdeiros a decisão de editá-la.

Saramago publicou seu primeiro romance, "Terra do Pecado", em 1947. Após quase duas décadas, lançou "Os Poemas Possíveis", em 1966.

O reconhecimento mundial, no entanto, só foi obtido quando o escritor chegou aos 60 anos, com "Memorial do Convento" (1983), embora o ápice de seu sucesso tenha sido registrado em 1998, quando se tornou no único escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário