domingo, 2 de outubro de 2011

CHEGANDO

Largo e rua de São Bento

Bom dia p´ra vanceis, como vão aqui na captá vanceis já sabe que eu cheguei honte do sitio, mais já to falando a moda daqui. Diga uma coisa. Pra que vanceis falão tão de preça, que agente não intende?

Parece que tudo é intaliano, tudo de São Paulo é instrangeiro, credo!... (...)

Acontece que nóis temos nos custumado com o estilo italiano, já tomando esse sutaco de falar e talvez o senhor não estando custumado lhe parece ser apressado, quá! Eu não vô nisso, o nosso Brasil ta perdido, não tem mais brasileiro daqui.

Lá p´ro nosso lado que messeis ve brasileiro, quando nho Chico pega na viola inté os sapo pula, pergunta ao Joaquim Dominguies, pois ele Lápasso uma temporada lá. P´ra dizer mio, messe já viu cantá a cana verde? Pois vo cantar um pedaço pra vance ve:

Quando chequei em São Paulo,
Com grande satisfação
Compiei nho Fredirico
Nho Pedrinho e nho Gastão.
Depois que eu achei eles
Dissem que eu estava inganado
Que o grupo dos treis agora
Estava tudo trocado.
Nho Baptista na Cademia
Na prefeitura nho Gastão
Nho Pedrinho é capitalista
Sustenta a nota no salão.

(...) P´ra vance ve que a clisa é seria
Inté mandaram fazer cartão
Agora já vo mimbora
Vo levar esta novidade
Que os preto aqui de S.Paulo
Tem Jorná da Liberdade.
Vo cantar p´ra tudo lá
Que eu vi aqui de bão
Agradeço nho Fredirico
Nho Joaquim e nho Gastão

(Fonte: Caminheiro. Jornal negro A Liberdade. São Paulo, 23 de novembro de 1919. Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP - Documentação Resultante de Pesquisa “Jornais Negros Brasileiros: 1904-1969”.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário