segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fórum da Letras 2010.

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e idealizado pela professora Guiomar de Grammont, o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, através da cooperação mútua entre Brasil, Portugal e os países de língua portuguesa da África.


O evento visa a criação de propostas em comum para promover a leitura de forma geral e o acesso dos escritores de diversas culturas de língua portuguesa aos espaços de divulgação e difusão de suas obras no mundo.

O Fórum das Letras divide-se em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Literatura em Cena, Ciclo Bravo! de Jornalismo e Literatura e Via-Sacra Poética, além de exposições e diversos outros tipos de manifestações artísticas e folclóricas. Desde sua primeira edição, em 2005, o evento vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, oferece uma amostra significativa da produção literária do mundo atual.

A programação central do Fórum das Letras acontece no Cine Vila Rica, um dos mais belos cartões postais ouropretanos, localizado no centro histórico e palco de alguns dos mais importantes acontecimentos culturais do país.

O sucesso do evento ultrapassou também barreiras geográficas. Em 2008, o encontro originado em Ouro Preto ganhou sua primeira versão em Lisboa, Portugal e, em 2009, foi a vez da França. Convidados pela organização do Fórum das Letras, autores brasileiros foram atração do 5º Salão do Livro da América Latina, que aconteceu na capital francesa. Luís Fernando Verissimo e Zuenir Ventura, dois dos nossos mais conhecidos escritores no exterior, participaram do evento por meio de debates e conferências, e falaram sobre o mútuo fascínio que sempre caracterizou as relações entre os dois países.

Este ano, para festejar os 300 anos de fundação de Vila Rica, cujas comemorações tiveram início em 8 de julho de 2010 e se estendem até 8 de julho de 2011, o Fórum das Letras vai homenagear a África, continente matriz da formação da história e da diversidade cultural do Brasil, sobretudo da antiga Vila Rica, hoje, Ouro Preto.

Ciclo Bravo! de Jornalismo e Literatura

A parceria entre o Fórum das Letras de Ouro Preto e a Bravo!, uma das mais importantes publicações culturais do país, deu origem ao Ciclo Bravo! de Jornalismo e Literatura. O projeto nasceu com o intuito de concentrar, em um só espaço, as discussões sobre literatura e jornalismo, duas áreas que tanto têm em comum, sem, é claro, deixar de privilegiar debates sobre as demais áreas do conhecimento. Com a participação de escritores, jornalistas e editores nacionais e estrangeiros, o encontro é realizado no Anexo do Museu da Inconfidência. Lá, costumam ser abordados os mais diversos temas, que vão desde a produção de cadernos culturais até assuntos do cotidiano, como a revolução imposta pelas redes sociais.

Via-Sacra Poética

A literatura também faz parte da noite ouropretana. Uma das atrações paralelas programadas para o Fórum das Letras de Ouro Preto é a Via-Sacra Poética, projeto que reúne poetas com o objetivo de levar a poesia para pontos inusitados da cidade, como locais a céu aberto, bares e restaurantes. A intenção é promover o encontro do público com autores jovens ou já consagrados, fazendo com que a poesia seja integrada ao cotidiano da população. A programação da Via-Sacra poética é composta por lançamento de livros, leitura de poesias, exibição de vídeo-poemas, performances poéticas, cortejos e shows musicais ligados em maior ou menor grau à literatura.

Literatura em Cena

Este ano, na comemoração dos 300 anos de Vila Rica, o Literatura em Cena, cuja programação conta com o patrocínio do BNDES, um dos maiores apoiadores de ações de preservação do patrimônio Cultural no Brasil, contemplará, principalmente, debates a respeito da herança cultural deixada pelos portugueses e escravos africanos e quais foram as marcas deixadas por esses povos, seja na cultura, arquitetura, culinária e de tantas outras tradições que se perpetuaram ao longo dos anos, tornando-se parte viva na construção de Ouro Preto.

Fonte:
http://www.forumdasletras.ufop.br/forumdasletras.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário