domingo, 15 de dezembro de 2013

Corpo de Nelson Mandela é sepultado em aldeia sul-africana


O corpo de Nelson Mandela foi enterrado neste domingo (15) em uma cova perto da casa da família em Qunu, na província de Eastern Cape, na África do Sul.
O enterro contou com a presença de membros da família e líderes sul-Africanos, e seguiu-se a um funeral de Estado e dez dias de luto carregado de emoção para o ex-presidente e lengendário líder anti-apartheid, que morreu em 5 de dezembro, com 95 anos de idade.
O caixão com o corpo de Mandela foi transportado em um cortejo militar da casa da família até o local do funeral, uma grande tenda montada na residência da família, e estava estava coberto com a bandeira sul-africana.
Uma grande foto de Mandela estava na tribuna, com 95 velas dispostas em duas fileiras.
"Recordo o homem alto, saudável, forte, o boxeador", afirmou aos presentes seu amigo Ahmed Kathrada, que passou 18 anos na prisão de Robben Island ao lado de Mandela e fez um discurso emocionado.
"Caminhamos lado a lado pelo vale da morte, sempre nos apoiando. Perdi um irmão, não sei com quem vou falar".
A neta Nani falou sobre os momentos de intimidade familiar e revelou que o avô era um "grande narrador de histórias", que também recordava a todos sobre as obrigações, "para nos prepararmos para sermos melhores na vida".
Quase 4.500 convidados acompanharam a cerimônia, que começou com o hino nacional e as canções "Lizalis idinga khalo" ("Cumpre tua promessa") e "Jerusalem likhaya lami".
Entre os presentes estavam o arcebispo e Nobel da Paz Desmond Tutu, velho amigo de Mandela, que no sábado afirmou não ter sido convidado, a viúva Graça Machel, assim como Winnie Mandela, que foi a segunda esposa do líder sul-africano.
Também estavam em Qunu o reverendo americano e ativista dos direitos civis Jesse Jackson, o magnata britânico Richard Branson, o ex-primeiro-ministro francês Lionel Jospin, o político norte-irlandês Gerry Adams, a apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey e os atores Forrest Whitaker e Idris Elba, que interpreta Mandela no cinema.
O líder sul-africano, falecido em 5 de dezembro aos 95 anos, seria sepultado depois do funeral celebrado sob o ritual etnia xhosa, que inclui o sacrifício de um boi.
A família, amigos, velhos companheiros de luta, militares e líderes tribais caminharam até o local da sepultura. No total, 450 pessoas estavam no grupo, incluindo Branson, Tutu e Winfrey.
Em todo o país foram instalados telões para a transmissão da cerimônia. (Com Reuters e AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário