Batizada como Primeiro E-commerce (www.primeiroecommerce.com.br), a ferramenta vai permitir que qualquer empresário tire do papel seu projeto virtual
Respaldados pelo crescimento e pelos resultados financeiros dos sites de comércio eletrônico no Brasil, o Sebrae e o Grupo MercadoLivre lançam nesta terça-feira uma ferramenta para construção de lojas virtuais para micro e pequenos empreendedores.
Batizada como Primeiro E-commerce (www.primeiroecommerce.com.br), a plataforma vai permitir que qualquer empresário tire do papel seu projeto virtual, às vezes engavetado pelos custos da operação e também pela falta de conhecimento sobre a área.
O acesso e o processo de criação da página virtual são gratuitos. No entanto, a cada venda concretizada serão cobrados 4,99% sobre o valor pago pelo cliente final. O montante é referente aos custos das transações financeiras, que são chancelados pelo MercadoPago, plataforma de pagamento pela internet do MercadoLivre.
A experiência de abrir a loja vai ser mais ou menos como montar um perfil em uma rede social. O tempo de criação vai depender do número de fotos e do tipo de informação que a pessoa vai inserir ali, afirmou Helisson Lemos, diretor geral do MercadoLivre no Brasil.
Segundo Luiz Barretto, presidente do Sebrae, a expectativa é de que nos primeiros 12 meses pelo menos 3 mil negócios tradicionais lancem versões online por meio da plataforma. Nos últimos anos, esse mercado no Brasil vem crescendo na casa dos 20%, segundo pesquisas que realizamos. O e-commerce registrou 14 bilhões de reais em 2010, chegou a 18,7 bilhões de reais no ano passado e, para 2012, a gente espera 23 bilhões de reais, afirmou.
Além da estrutura para vender, a plataforma oferece um canal de vídeos com informações, capacitação e dicas sobre o setor. São cursos que explicam o bê-á-bá do comércio eletrônico. De gestão à operação, passando por gerenciamento financeiro, marketing e comunicação, disse Lemos, do MercadoLivre.
(Com Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário