terça-feira, 29 de outubro de 2013

NAS BORDAS DO MUNDO HUMANO

O curso de Filosofia é ministrado pela filósofa e escritora Lelita Oliveira Benoit, que fez estudos acadêmicos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Entre os muitos livros e artigos de sua autoria, destaque para a obra Sociologia comteana: gênese e devir, publicada pela Discurso Editorial/Fapesp, logo depois traduzida na França, pela editora L’Harmattan. Esta última é um estudo de filosofia política, que recebeu indicação ao Prêmio Jabuti.

SOBRE O PROGRAMA DO CURSO

NAS BORDAS DO MUNDO HUMANO:

Os mitos de fundação em filosofias e na psicanálise
Iremos à procura de mitos de fundação para o mundo humano, desde sempre pensados pela filosofia e pela psicanálise.
Inicialmente, percorremos a senda filosófica, explorando caminhos essenciais de sua história, partindo da República, de Platão, para em seguida nos determos em Do Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau, indo desaguar na leitura do Manifesto Comunista, de autoria de Karl Marx. Refletiremos sobre o conteúdo de cada um destes livros arrebatadores, a partir dos mitos de fundação filosófica que neles são desenhados, em largas linhas: a Cidade (ou pólis grega) construída em logos no diálogo platônico-socrático; a sociedade rousseauniana do contrato social da vontade geral; e o mito de uma organização social sem classes, tornada possível na idealidade mítica, pressuposta por Marx.
Sendas filosóficas estas todas que podem vir a ser a terra fértil para se plantar o entendimento de um dos livros mais belos de Freud, Totem e Tabu (Algumas concordâncias entre a vida psíquica dos homens primitivos e dos neuróticos). Em nosso tempo de procura de mitos fundadores, ler e reler sempre uma vez mais Totem e Tabu, pode ser tarefa bem enriquecedora, se acrescentarmos a este livro intenso o nosso ponto de vista investigador. Freud ali desenvolve o mito de fundação da realidade psíquica, tanto quanto ela contém em si de idealidade imaginativa, em pé de igualdade com outros mitos do pensar, tais como os de Platão, Rousseau e Marx. Contudo, Freud é inédito no abrir sendas – os caminhos da psiqué – até então obscurecidos, frente ao nosso olhar indagador.
Planejamento dos cinco encontros:
  • 1º. Encontro – O mito de fundação da Cidade socrática-platônica em A República
  • 2º. Encontro – O mito de fundação em Do Contrato Social, de Jean-Jacques Rousseau.
  • 3º. Encontro – O mito de fundação no Manifesto Comunista, de Karl Marx
  • 4º. Encontro – Os pressupostos psicanalíticos do “complexo de Édipo” e a imaginação criadora nos escritos de Freud.
  • 5º. Encontro – O mito de fundação psicanalítico em Totem e Tabu, de Sigmund Freud.
  • Leituras: uma bibliografia básica será entregue ao aluno no ato da reserva ou inscrição

SOBRE LELITA BENOIT

Lelita Oliveira Benoit é filósofa e escritora. Fez seus estudos acadêmicos em Filosofia (Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) na Universidade de São Paulo (USP). Entre os muitos livros e artigos de sua autoria, destacamos a obra Sociologia comteana: gênese e devir, publicada pela Discurso Editorial/Fapesp, logo depois traduzida na França, pela editora L’Harmattan. É esta última, um estudo de filosofia política, que recebeu indicação ao Prêmio Jabuti. Em 2013, o nome da escritora passou a compor o catálogo da editora Iluminuras, com a obra poética Livro da Madrugada (e de outras enigmáticas horas amorosas). Destacamos ainda sua formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Por fim, lembramos que a filósofa foi professora em importantes universidades, tais como Unicamp e PUC-SP, e é atualmente professora-convidada do Mestrado (sctrito sensu) em Bioética do Centro Universitário São Camilo.
Ministrado por Lelita Oliveira Benoit
Horários: 19h às 22h
Dias: Quartas-feiras
Período: 06 de novembro até 04 de dezembro (cinco semanas).
Valor: R$ 320,00
Formas de pagamento: dinheiro ou parcelado em 2x no cartão de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário