sábado, 26 de outubro de 2013

Com o objetivo de apresentar ao público um panorama da fotografia brasileira contemporânea e de seus países vizinhos, a exposição Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia pode ser visitada até 22 de dezembro no Itaú Cultural.  A mostra contou ainda com o III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo que aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro e agora se estende no ambiente virtual em forumfoto.org.br.
Em sua terceira edição, o evento – com curadoria de Claudi Carreras e Iatã Cannabrava – propõe um olhar diferente da tradição que retratou a América Latina pelo viés do exótico e do selvagem ou da denúncia da pobreza e da violência.
“Tradicionalmente, a classe fotográfica voltou suas câmeras à denúncia e à defesa dos direitos da classe menos favorecida da injusta sociedade latino-americana. Sem pretender desvalorizar esse papel fundamental do fotógrafo, o fórum e a exposição discutem diversos temas colocados e vistos em outros andares da pirâmide social, principalmente na capa média, ou classe média – não por acaso, o andar ao qual pertence a grande maioria dos fotógrafos”, destacam Carreras e Cannabrava.
A sugestão é olhar para si mesmo, como um autorretrato, e o resultado é um raio x da classe média em ascensão. Imagens que passeiam entre o privado e o público, o íntimo e o superexposto, o trabalho e o consumo, as tradições e as padronizações, a realidade e a ficção – múltiplas américas latinas em ensaios e vídeos de 25 artistas e coletivos.
O debate se expande para o blog do III Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. “Com postagens diárias em português e em espanhol, o blog mobiliza virtualmente as redes latino-americanas, assim como reafirma a importância da comunicação entre os países participantes”, destaca Manu Melo Franco, gestora do conteúdo do site. Além de uma equipe formada por jornalistas, a ferramenta conta com a participação de colaboradores de toda a América Latina, entre eles, fotógrafos, pesquisadores, acadêmicos etc.
Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia
quinta 17 a domingo 22 de dezembro 2013
terça a sexta das 9h às 20h [permanência até às 20h30]
sábado, domingo e feriado das 11h às 20h
Pisos 1, térreo, -1 e -2
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário