quarta-feira, 19 de setembro de 2012

10º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos



Curta Santos – Festival de Cinema de Santos completa uma década de existência dedicada às produções audiovisuais brasileiras, em especial àquelas produzidas no litoral de São Paulo. Este ano o tema que norteia as homenagens realizadas durante o evento, que é considerado um dos mais importantes do país, é o Futebol Arte: Centenário do Santos Futebol Clube.
Ao menos três grandes novidades marcam esta edição do Festival. Duas delas estão relacionadas diretamente ao nome. O Festival Santista de Curtas Metragens passou a se chamar Festival de Cinema de Santos. Isso em razão das mostras especiais de longas metragens que devem trazer à região produções inéditas de diretores e produtores consagrados nacionalmente. A terceira é para agradar os realizadores de curtas: as tradicionais quatro mostras competitivas tornaram-se, ao todo, oito.

“O Curta Santos cresceu e partir de agora temos que atender às necessidades do audiovisual brasileiro, sem, é claro, deixar de lado a nossa tradição”, ressalta o diretor geral do evento, Ricardo Vasconcellos. “Sempre teremos as nossas mostras competitivas de curtas-metragens. É a nossa marca registrada. Realizadores de todo o Brasil esperam o período de inscrições para participarem do evento”, explica. Na cúpula do Festival também estão Junior Brassalotti, diretor de produção, e Tássia Albino, diretora de mostras.

Sempre alinhado ao contexto caiçara, típico do litoral, este ano o Festival presta homenagem aos 100 anos do Santos Futebol Clube, peça mais do que importante na divulgação da escola do futebol brasileiro pelo mundo. “O tema da nossa 10ª edição já estava definido há dois anos”, brinca Vasconcellos. Segundo ele, a intenção é fazer uma união de festas entre áreas que sempre foram convergentes: o futebol e o cinema. “Um dos nossos presentes é a chegada definitiva dos longas-metragens”, revela o diretor geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário