sexta-feira, 6 de abril de 2012

JERUSALÉm, 6 Abr 2012 (AFP) -Os protestantes e os católicos que vivem na Terra Santa celebram nesta sexta-feira a Sexta-Feira Santa, enquanto que os judeus comemoram o Pessach, a Páscoa judaica.
Os cristãos da Igreja latina (católica romana) da Terra Santa e as Igrejas protestantes recordam o julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo em Jerusalém.

Já a Pessach, uma das principais festas da comunidade judia, que dá lugar a vários rituais, recorda o êxodo do povo hebreu do Egito. Dura sete dias a partir do pôr do sol desta sexta-feira.
Segundo os Evangelhos, o judeu Jesus foi traído poucas horas depois de ter compartilhado da tradicional ceia de Pessach com seu discípulos. Foi condenado à morte por Pôncio Pilatos e obrigado a carregar a cruz até o local de sua crucificação, no monte Gólgota, fora das muralhas da cidade.
A cada Sexta-feira Santa, segundo dia do Tríduo pascal que terminará no domingo, milhares de cristão do mundo inteiro realizam uma peregrinação à Cidade Velha de Jerusalém, no setor oriental da maioria árabe ocupado por Israel desde junho de 1967.

Israel anunciou o fechamento, de sexta a domingo, dos pontos de controle que permitem o acesso a seu território a partir da Cisjordânia ocupada, limitando o acesso apenas aos casos humanitários.
Como todos os anos, Israel autorizou a 500 cristãos da Faixa de Gaza a ir a seu território e à Cisjordânia ocupada durante a Páscoa.
Mais de 20.000 cristãos da Cisjordânia receberam uma permissão especial para visitar Jerusalém até o final da próxima semana, segundo um comunicado militar.
Os cristãos representam mais de 18% da população da Terra Santa em 1948, data da criação do Estado de Israel, mas atualmente são apenas 2%.
hmw-agr/sbh/it.zm/cn

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5705393-EI294,00-Cristaos+e+judeus+celebram+a+Pascoa+e+a+Pessach+na+Terra+Santa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário