domingo, 25 de agosto de 2013

Kennedy Space Center Sinta como é estar no espaço sideral

Situado em uma área de 60.702 hectares de manguezais, o Kennedy Space Center é a sede da exploração espacial americana desde o lançamento do Bumper 8, foguete não-tripulado de investigação, em julho de 1950. Onze anos depois, Alan Shepard decolou da Plataforma 5 para se tornar o primeiro norte-americano no espaço, e em julho de 1969, a Apollo 11 foi lançada da Plataforma 39A, transportando Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins à Lua.
Desde o fim das missões Apollo, em 1972, a base sedia os programas de ônibus espacial e de estações espaciais internacionais, além de lançar missões não tripuladas que viajaram para Marte e além. Os visitantes podem visitar partes do centro, começando pelo Kennedy Space Center Visitor Complex, que abriga uma coleção de foguetes e cápsulas da NASA, a sala de controle atual da Missão Mercúrio, da década de 1960, dois cinemas IMAX que apresentam filmes sobre a exploração do espaço e várias exposições detalhando os 50 anos de projetos da NASA. Diversos programas oferecem chances de conhecer os astronautas e outras seções do centro. Os passeios sem guia padrão passam pelo pórtico de observação LC-39, com vista de 360 graus para as áreas de lançamento do ônibus espacial, e o Apollo/Saturn V Center, exibindo artefatos, fotografias, exposições interativas e o Saturn V, de 110 metros, o mais poderoso foguete já lançado pelos Estados Unidos.
Na parte oeste do centro de visitantes, a U.S. Astronaut Hall of Fame oferece mais exposições, com itens pessoais exibidos juntamente com equipamentos que vão surpreendê-lo, como o Kitty Hawk, módulo de comando da Apollo 14, e a placa com a inscrição real da nave ‘Essa nave espacial sobrevoou a Lua, de 31 de Janeiro a 9 de fevereiro de 1971, e depois voltou à Terra’. O Hall da Fama oferece mais exposições interativas do que o Space Center, com terminais verdadeiros dos Controle de missões, onde você pode se sentar para acessar informações interativas, além de uma série de simuladores que mostram como é estar no espaço. Coloque o cinto de segurança e prepare-se para o simulador de força G, e gire até suas bochechas começarem a bater. Na sala, um veículo explorador da ‘Missão Marte’ leva você até a superfície do ‘planeta vermelho’, e um simulador de como é ‘andar na lua’ usa ferramentas e contrapesos para simular a falta da gravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário