quarta-feira, 21 de agosto de 2013

José Mena Abrantes


Licenciado em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, exerce a profissão de jornalista desde 1975 com colaboração em vários órgãos de informação angolanos, portugueses, franceses e moçambicanos. E é membro da União dos Escritores Angolanos
Iniciou a actividade teatral em 1967, no Grupo Cénico da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, a cuja direcção pertenceu e com qual participou, em Maio de 1970, no 1º Festival Internacional de Teatro 
Independente (San Sebastián/Espanha) como actor em o "Barbeiro de Sevilha", sob direção de Luís de Lima.
Nesse período (1969-1970) seguiu cursos de interpretação e de direcção teatral na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, sob a direcção do argentino Adolfo Gutkin. Em 1972-1973 fez naUniversidade Católica de Leuven - Bélgica seminários de dramaturgia e direcção teatral orientados pelos teatrólogos franceses Bernard Dort e Denis Bablet.
Em Frankfurt/MainAlemanha Federal, colaborou com um grupo alemão de teatro de rua, FAUST, e dirigiu o grupo LA BUSCA, de trabalhadores e estudantes espanhóis, com o qual representou Espanha no 1º Festival Internacional de Teatro Operário, em 1973. Nesse mesmo ano foi assistente convidado do director argentino Augusto Fernandez, no principal teatro da cidade de Frankfurt - o Frankfurter Staedtische Buehne

Com seu regresso a Angola em 1974, após quatro anos de exílio na Alemanha passou a incentivar a actividade teatral no seu país
Foi co-fundador e co-responsável dos grupos teatrais TCHINGANJE, que apresentou em fins de Novembro de 1975 a primeira obra de teatro da Angola independente e XILENGA-TEATRO.
Dirigiu durante dois anos (1985-1987) o GRUPO DE TEATRO DA FACULDADE DE MEDICINA DE LUANDA e fundou em Maio de 1988 o grupo ELINGA TEATRO, de que é director e encenador, que tem participado com regularidade em festivais de teatro em países de África, Europa e América.
Em 1995, participou do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Fitei), com a peça "O Pássaro e a Morte", em que assina a direcção e o texto.
Como jornalista, foi director-geral da Agência Angola Press, entre 1982 e 1984 , e chefe do setor de Informação e Divulgação da Cinemateca Nacional, entre 1985 e 1987.
Em 1993, iniciou suas actividades como Assessor de Imprensa da Presidência da República de Angola
Em 2012 foi nomeado Secretário de Estado para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República de Angola.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mena_Abrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário