segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A PÊRA

Quando eu tinha dez anos de idade recebi uma carta da minha mãe
No colégio interno onde passei a minha infância no sul de Minas
Não havia internet.  Telefonemas eram caríssimos.
Minha mãe reportava que meu pai estava doente.  Internado.

Quando viemos para o Rio passar as férias
Ela nos levou a uma visita ao nosso pai no hospital
E ao encerrar a visita fomos para o ponto do ônibus
E meu pai já recolhido na enfermaria.  Derramei-me em lágrimas.

Não entendi uma só palavra que meu pai falou
Minha mãe disse que aquilo era derrame.  As pessoas ficavam assim.

Ainda durante as férias, ela nos enviou a visitá-lo novamente
Mas agora sozinhos, pois já sabíamos o caminho.
Somente os três filhos mais velhos.

Ela colocou numa bolsa algumas peras
Dizia que este era o fruto que ele mais gostava. Fazia calor. 
Além das peras havia outros apetrechos na bolsa
E com o tempo a mesma parecia pesada
Trocávamos a bolsa de posição.   Ora na mão direita, 
Ora na esquerda,ora nos ombros e até nas costas 
Como se fosse uma trouxa.

Antes da visita vistoriamos a bolsa 
E tivemos que jogar as peras fora. 
Pois ficaram amassadas em demasia.

Talvez por causa deste incidente na minha vida
A pêra é o fruto que eu mais aprecio na face da terra
Nem sei se gosto tanto assim de pêra
Mas vou morrer dizendo que este é o fruto mais saboroso

Com o tempo começaram a surgir no comércio casas de frutos naturais
Na década de 70 esse comércio era raríssimo.  Nem sei se existia.
Pasmem!  Um dos sucos mais raros é o composto de pêra com leite
Já andei o Centro do RJ quase todo e não encontro esta composição
Por fim compro o fruto onde eu possa encontrá-lo e preparo em casa.

Toda vez que aprecio o fruto aprecio a memória do meu pai
Mas também sinto a frustração de não poder levar para ele
Seu melhor fruto naquela última visita.

Ao retornar para o sul de Minas recebi outra carta da minha mãe
De tudo que ela escreveu na carta a única frase que eu lembro foi:
“O pai morreu”.
Não me lembro de nada antes desta frase, nem após esta frase
Mesmo porque parei de ler a carta.
Coloquei a carta sobre a mesa da secretaria
Saí sem que as pessoas percebessem e chorei por quase um dia
E continuei a chorar por semanas.

Foi o pior choro da minha curta vida até então.  Apenas onze anos.
Sinto o amargo daquele choro até hoje.
Sensação esquisita saber que eu nunca mais iria ver meu pai.

No meu íntimo me sinto um incompetente por não ter conseguido
Levar o melhor fruto que meu pai apreciava na sua vida
Num momento que ele mais precisava das coisas que lhe agradava


PRESTE ATENÇÃO:
Vou dizer uma coisa para você
Procure saber qual é o melhor fruto
Que o seu ente querido mais aprecia

Não meça esforços 
Cultive este fruto no seu coração.
Leve este fruto todos os dias para seu ente querido
Não deixe que este fruto fique deteriorado
Transporte este fruto com carinho no seu coração
Proteja seu coração do meio externo que agride e viola
As coisas sensíveis que a nossa família necessita

Todos somos crianças diante de Deus
Mas a cobrança de não termos feito o melhor
Para quem amamos causa um amargo irreparável na alma

É um fel que brota na alma depois que ouvimos
A pior frase de nossas vidas. 
Todos vamos ouvi-la um dia.  Não tem como fugir.

Depois não adianta procurarmos o fruto por aí
Para amenizarmos a dor das lembranças. 
Não haverá comércio que lhe forneça o fruto.
Fruto que une corações em amor vem de Deus
E devem ser compartilhados enquanto vivemos.


Gálatas 5: 22 -  Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário