quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Exposição 100 Fotos de 2011

O Senado inaugurou dia 9 de fevereiro a exposição 100 Fotos de 2011, com registros das votações, manifestações e momentos relevantes da Casa no ano passado. Coordenada pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), a exposição foi montada a partir de um acervo de quase 290 mil fotos produzidas pelos repórteres fotográficos do Senado, que fazem, em média, 1.400 registros por dia.
A mostra traz imagens que começam com a posse da primeira mulher na Presidência da República e percorrem os corredores do Senado por meio de registros das discussões de temas como a reforma política e a divisão dos royalties do petróleo. Cenas de momentos importantes das comissões e do Plenário denotam o trabalho legislativo do Senado em 2011.A exposição também registra a intensa participação popular, como ocorreu no caso dos projetos que tratavam da criminalização da homofobia e do novo Código Florestal, além de manifestações contra a corrupção e a luta dos estudantes pela valorização da educação. Há, ainda, fotos de momentos tristes, como o velório do ex-vice-presidente José Alencar, em que o presidente do Senado, José Sarney, cumprimenta a viúva, Mariza Gomes.A produção dos fotógrafos da Secretaria Especial de Comunicação Social pode ser conferida até o dia 24 no espaço Senado Galeria, localizado no corredor de acesso ao Anexo I.

Um comentário:

  1. O olhar é o sentimento, o ser humano. A captura é a expressão do fotógrafo, aquele que aproxima o que vê do resultado final, o como vê da imagem que realiza. Uma foto é uma poesia imagética. Quantas imagens podem nos sensibilizar nessa exposição. Vejamos os semblantes e suas diversas expressões, do sério ao menos grave, do circunspecto, do verdadeiro, do falso, do cômico.
    Acho imperdível observar e, com calma, sem julgamentos, traços fisionômicos, expressões corporais, gestos. Na minha visão de fotógrafo, uma mostra espetacular!

    ResponderExcluir