quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Rádio no Brasil.



Assim como na discórdia pela invenção do rádio, a origem do rádio brasileiro também é controversa. A história trata a Rádio Clube de Pernambuco como pioneira, por ter sido fundada em 1919.
Porém, no dia 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do Centenário da Independência, o discurso do presidente Epitácio Pessoa foi ao ar. A irradiação ocorreu por transmissores da Westinghouse Electric, instalados no Corcovado, Rio de Janeiro.
No ano seguinte, Edgard Roquette Pinto, carioca e nascido em 1884, considerado "o pai do rádio brasileiro", e Henry Morize fundam, em 20 de abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por muitos considerada a primeira estação. É inegável o mérito técnico e histórico de Morize e Roquette Pinto, tanto que o dia 25 de setembro, nascimento de Roquette Pinto, foi escolhido como o Dia da Radiodifusão.
A inexistência de anúncios e patrocinadores originava emissoras do tipo “rádio sociedade” ou “rádio clube”, onde os ouvintes pagavam mensalidades. Somente a partir de 1932, foi autorizada a inserção de anúncios pagos, o que gerou a fase comercial do rádio no Brasil, com a contratação de artistas e pessoal técnico.
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi fundada em 1936, tornando-se a mais ouvida em ondas curtas e médias nos rádios do Brasil. A Nacional apresentou a primeira novela, “Em busca da felicidade” (1941) e criou o Repórter Esso, 1941-1968, o mais famoso radiojornal brasileiro, na saudosa voz de Heron Domingues.
Em 1936, Ary Barroso estreava como narrador esportivo, assoprando uma gaitinha quando havia um gol. No mesmo ano era gravado “Cantores do Rádio” de Lamartine Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro, imortalizado pela gravadora Odeon nas vozes de Carmen e Aurora Miranda.
Em 1937, inaugura-se solenemente a rádio Tabajara da Parahyba, em João Pessoa. O equipamento de transmissão foi montado pela empresa paulista Byington & Cia., com 10 kW e 27 válvulas, as duas últimas refrigeradas a água, conforme Moacir Barbosa de Souza. A recepção só foi possível com a instalação de um receptor marca Cruzeiro, também fabricado pela Byington.
A terceira emissora brasileira foi criada no Rio Grande do Sul. A Rádio Pelotense, a pioneira no Estado, foi ao ar no dia 25 de agosto de 1925, na voz do locutor Alberto Gomes.
Em Porto Alegre, a primeira “estação” foi a Rádio Sociedade Gaúcha, fundada em 1927, hoje integrante do Grupo RBS. Em 1934, vai ao ar a Rádio Difusora e um ano após, na comemoração do Centenário da Guerra dos Farrapos, a Farroupilha. A primeira foi adquirida (1980) da Ordem dos Capuchinhos pelo Grupo Bandeirantes e a segunda passou, dos Diários e Emissoras Associados para a RBS.
A Rádio Guaíba iniciou suas transmissões no dia 30 de abril de 1957, em Porto Alegre. Com um som de extrema fidelidade e com uma programação inigualável por décadas, a Guaíba converteu-se numa escola de radiojornalismo do Sul do Brasil, estando presente em todas as Copas do Mundo desde a sua fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário