segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Dia dos Reis

Quem pensa que as festas natalinas chegaram ao fim está enganado. Temos que desmontar a árvore de Natal e guardar os enfeites. A data para dar adeus ao Natal é 06 de janeiro, o Dia dos Reis Magos.

Os Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar podem não ter sido reis e nem se sabe se eram mesmo três. Provavelmente, era um grupo de sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou apenas conselheiros que tinham conhecimento em astrologia. O caso é que o significado dos Três Reis Magos vai muito além dos fatos e da história.

De acordo com a lenda, o africano Baltazar, de 30 anos, o asiático Gaspar, de 15, e o europeu Belchior, de 40, foram os primeiros a visitar o menino Jesus. Eles descobriram que se tratava do nascimento de um rei por causa da Estrela de Belém, e antes mesmo de partirem em busca do Cristo, foram ao palácio do rei Herodes, em Jerusalém. Este, que nada sabia, sentiu-se alarmado e pediu aos magos que o encontrassem.

Os nomes deles já representam a importância do acontecimento: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”. Pretendia-se que eles representassem os reis de todo o mundo, então cada um era de uma etnia e idade diferente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário