quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Indiano "The Lunchbox" vence prêmio de melhor filme do Amazonas Film Festival

A obra prima do diretor indiano Ritesh Batra, "The Lunchbox", recebeu o prêmio do júri de melhor longa-metragem da 10ª edição do Amazonas Film Festival, que terminou nesta quarta-feira (7) em Manaus.
O filme, uma co-produção de Índia, Alemanha, França e Estados Unidos, narra a história de amor entre duas pessoas que se comunicam através de uma marmita.
O longa também levou o prêmio de melhor atriz, para Nimrat Kaurm.
Já o filme anglo-filipino "Metro Manila", dirigido por Sean Ellis, obteve o prêmio do público e os prêmios de melhor direção e melhor roteiro.
"Metro Manila", que narra a chegada de um imigrante filipino à capital de seu país e foi escolhido pelo Reino Unido como candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro, já havia vencido o prêmio do público no prestigiado festival de cinema independente de Sundance e o prêmio da crítica do Festival de Hamburgo.
O filme afegão "Wajma" obteve uma menção especial do júri e o brasileiro "Entre nós", o prêmio de melhor ator.
Quanto aos curtas-metragens, uma categoria exclusiva para produções brasileiras no Amazonas Film Festival, os vencedores foram "Quimera", de Tarcisio Lara, e "Quinto Andar".
O prêmio para o melhor curta-metragem do estado do Amazonas foi para "Anos de Luz", de Aldemar Matias.
Os organizadores do festival selecionaram para este ano, filmes que foram premiados em outros festivais ao redor do mundo, como o de San Sebastián e Sundance.
Além de "Metro Manila" e "Wajma", premiados em Sundance, a seleção para a mostra competitiva este ano em Manaus também incluiu o ganhador da Concha de Ouro de San Sebastián, o venezuelano "Pelo Malo", e o franco-italiano "Un Giorno Devi Andare", que é ambientado na capital do Amazonas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário