terça-feira, 4 de junho de 2013

Ação Educativa em São Paulo

A juventude mundial está cada vez mais conectada nas redes sociais e seus aplicativos e a juventude brasileira não são diferentes. Porém de que maneira essa juventude está utilizando estas ferramentas? Com qual intuito? É possível utilizá-la a seu favor? Em favor de uma sociedade melhor?

É com essa indagação que o Mídia Periférica propõe uma roda de conversa em São Paulo, entre esse jovens que estão usando as ferramentas das novas mídias e tecnologias para beneficio de seus trabalhos artísticos e comunitários. “Isso mostra uma postura pró – ativa e compromissada, pois evidencia a presença em um território promissor, mas é necessário avaliar a qualidade e a produtividade desses trabalhos nas redes e estimular o profissionalismo e o senso crítico também, pois eles formam opiniões.” Conta Ana Paula Alcântara, jornalista e assessora de imprensa do Racionais MC’s.
O intuito do encontro é promover uma discussão entre os jovens que utilizam as redes sociais, trazendo para o debate, aqueles que conseguiram alavancar suas atividades a partir desse novo modo de se comunicar. O momento será propício a compartilhamento de estratégias, de como potencializar suas redes, quais são as redes que podem viralizar a outra, enfim, será uma troca de ideias. “As redes são exemplo de pura democracia, quando usada de forma expressiva, há bons resultados, por isso os jovens precisam ir além da escrita e praticar a evolução e revolução que é possível tocar e sentir na prática. Eu apoio porque é legítimo.” Contempla a fundadora da CUFA – Central Única das Favelas, Nega Gizza.
Para a atividade uma galera de peso que está ativa nas redes sociais de alguma maneira foi convidada, seja com empreendedorismo ou com atividades culturais e sociais. Segundo o mestre em Psicologia, Valter da Mata, o século XXI começa com uma grande transformação: a revolução tecnológica. Como toda transformação e novidade, ela é relativamente bem aceita pelos jovens. Essa revolução modificou de maneira decisiva as formas de encontro e troca de informação entre eles. “O que fazemos hoje é nos apropriarmos desses instrumentos e colocamos nossas notícias. Temos um foco e traçamos estratégias, pra que a informação na se perca narede. E isso acontece por que a galera cada vez mais procura formação para desenvolver essas atividades.” Conta a Produtora do coletivo Boom Clap, Lísia Lira.
Roda de Conversa – Juventudes Conectadas é uma iniciativa do Mídia Periférica, a ideia surgiu quando o jovem diretor do grupo foi ao Rio de Janeiro e convidou o comunicador Raul Santiago do Complexo do Alemão, para um encontro. Surgiu então a necessidade de ser um papo com mais jovens que se comunicavam através das redes, para trocar experiências a partir de suas realidades, então através do aplicativo Whatsapp, Enderson articulou o evento junto com Bruna Souza, jovem comunicadora do Rio de Janeiro. Desta vez não foi diferente, a articulação foi com Brenda Barbosa e a maior parte da troca de informações foi a partir de SMS. Com essa atividade o Mídia Periférica espera conscientizar os jovens sobre o poder das novas tecnologias e sobre como podemos mudar algumas realidades ou alavancar negócios a partir das mesmas. “Temos que estar conectados com tudo que está ao nosso redor, pois somos aquilo que pensamos e agimos” Conta, o DJ do Rapper Emicida, Fernando Silva Nyack, por inbox do Facebook.

Serviço
O que: Roda de Conversa Juventudes Conectadas
Onde: Auditório – Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo
Quando: 05/06/2013 – Quarta Feira
Horário: 19h
Realização Mídia Periférica

Nenhum comentário:

Postar um comentário