segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dia de Portugal

Festa no Dia de Portugal em 2012, na Praça Mauá (Foto: Divulgação/Dia de Portugal)
As comemorações do Dia de Portugal, lembrado no dia 10 de junho, começaram  sexta-feira (7), mas as festividades continuam até domingo (9) em Santos. Já em Cubatão, as comemorações acontecem na segunda-feira (10).
Integrantes de diversos grupos folclóricos da comunidade portuguesa e admiradores da cultura lusitana irão cantar e dançar as modas do folclore português pelas ruas do Gonzaga, a partir das 18h. A concentração será na Praça das Bandeiras e o destino final será a Praça Independência.
Já a festa no domingo acontece das 9h às 18h, na Praça Mauá. Serão 14 apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos portugueses, além de tendas com peças preparadas pelas bordadeiras do Morro São Bento e a venda de doces portugueses, com renda revertida para a Escola Portuguesa. Ranchos folclóricos, fadistas, grupos musicais, as bordadeiras do Morro do São Bento (Ilha da Madeira), além dos famosos doces como os pastéis de Santa Clara e de Belém que podem ser encontrados na Praça Mauá, das 9h às 18h.
Em Cubatão, as comemorações acontecem na próxima segunda-feira (10), às 9h, na Praça Portugal, no Centro. O Coral Raizes da Serra fará uma apresentação com músicas como Casa Portuguesa, Canção do Mar e Foi Deus. No monumento de Camões será depositado uma corbele de flores em homenagem ao escritor português, famoso por seus sonetos. Também haverá participação do Corpo Coreográfico da Banda Marcial durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Portugal, do Estado de São Paulo, de Cubatão e de Aveiro, e a execuação dos hinos nacionais desses países e do município. A comemoração terá participação de Carlos Augusto Costa - o Buda, presidente da Associação Luso Brasileira e convidados do Consulado Honorário de Portugal de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário