domingo, 23 de junho de 2013

ESCOLA DE MÚSICA DE SÃO PAULO


Fundada em 1969 pelo prefeito Faria Lima, a EMSP foi criada com espírito pioneiro. Inspirada nos melhores conservatórios europeus, mas com perfil próprio e adequado à realidade do país, a unidade tem por missão formar músicos profissionais, com destaque para os instrumentos de orquestra. Buscando esse modelo, a EMSP é a única escola de música do país com corpo docente completo, atendendo interessados de todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica, além de regência, canto, saxofone, cravo, flauta doce e violão. Os cursos têm duração variável, de 4 a 12 anos, e o ingresso se dá por seleção interna, com inscrições sempre em outubro. Paralelamente às aulas de instrumento, os alunos têm orientação teórica, além de história da música, música de câmara, e outras disciplinas que proporcionam uma formação completa do mais alto nível. 

Os cursos da Escola de Música de São Paulo são gratuitos, e as exigências para ingresso são publicadas em edital no Diário Oficial da Cidade e disponíveis especificamente para cada especialidade. A seleção de alunos é feita em uma prova prática individual, frente a uma banca examinadora.

Admissão: O Regimento interno da EMSP consta no decreto 41826, de 21 de março de 2002, para acessá-lo clique aqui. Os requisitos para ingresso são elaborados por faixa etária para cada instrumento, e constam igualmente no decreto.


Cursos oferecidos e duração:

Canto (6 anos), Clarineta (6 anos) , Contrabaixo Sinfônico (7 anos) , Cravo (6 anos), Fagote (6 anos), Flauta Doce (6 anos), Flauta Transversal (7 anos), Harpa (12 anos), Oboé (6 anos), Percussão (5 anos), Piano (12 anos), Piano Complementar (2 anos), Regência (4 anos), Saxofone (5 anos), Trombone (6 anos), Tuba (5 anos), Viola Sinfônica (8 anos), Violão (7 anos), Violino (9 anos), Violoncelo (9 anos).

Total de Vagas: A Escola possui uma média de 800 alunos de instrumento e o total de vagas abertas anualmente é de aproximadamente 200 (devido a eliminações, desistências e conclusão de curso). Ou seja, a EMSP aceita anualmente entre 30 e 35% de suas vagas.

Para se inscrever: Recomenda-se a leitura do edital e instruções, após preencher o requerimento enviar para o e-mail mencionado. 

Pré-requisitos: as exigências para inscrição (idade, repertório para cada faixa etária, etc.) são publicadas no edital e constam no decreto nº 41826.


_________________________________________________________________________________
Escola que formou os regentes Roberto Minczuk e Naomi Munakata 
__________________________________________________________________________________

Escola de Música de São Paulo
Avenida São João, 281 - Centro
Tel.: 11 3209-6580 

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 18:00h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário