segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Exposição 459 Paulistinhas - De 25 de janeiro a 24 de março de 2013.

Entre os paulistinhas da mostra, figuram diversas representações de Sant’Ana, eleita em 1782, pelo Papa Pio VI, como protetora e patrona da Cidade e da Arquidiocese de São Paulo. Apenas em 2008, por ocasião do Ano Paulino, o Papa Bento XVI declarou São Paulo padroeiro da Arquidiocese. Essa é a primeira vez que um número tão grande de paulistinhas da coleção do MAS fica em exposição. “Das mãos dos santeiros às mãos dos devotos, um incalculável número de pessoas utilizou estas diminutas imagens sacras, conhecidas como paulistinhas, em cultos domésticos”, afirma o Presidente do Conselho do Museu, em referência à importância dessas esculturas.

As obras, dispostas em grupos, com destaques individuais, ao longo de uma das salas de exposição do museu, exibem representações diversas de alguns dos principais santos de devoção brasileiros, trazendo materiais e estéticas particulares de cada autor ou região, com altura variando entre 5 e 30 cm.

Os chamados paulistinhas compreendem um gênero da escultura sacra brasileira, caracterizado principalmente pela origem no Vale do Paraíba nos séculos XVIII, XIX e início do XX. São imagens devocionais de santos católicos, com formas simplificadas, interior oco, base redonda ou facetada, de pequenas dimensões, e confeccionadas, em sua maioria, em barro cozido. “Estas esculturas são exemplares típicos da imaginária paulista, que se destacam como peças de devoção popular, para culto doméstico, confeccionadas geralmente em barro, com porte reduzido”, comenta Maria Inês Coutinho, Diretora Técnica do Museu e curadora da exposição.

Essas esculturas eram produzidas por santeiros que visavam atender à demanda do crescimento na região, especialmente por conta da cafeicultura. O principal objetivo dessas imagens era aproximar a fé da vida das pessoas, que poderiam tê-las agora em seus lares ou ainda carregá-las a tiracolo. Por conta disso, muitas delas têm autoria desconhecida. 459 Paulistinhas exibe obras de arte representativas da fé de um povo.

Exposição: 459 Paulistinhas
Curadoria: Maria Inês Lopes Coutinho
Abertura: 25 de janeiro de 2013 – sexta-feira – às 11h 
– entrada gratuita
Período: 25 de janeiro a 24 de março de 2013
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento para visitas monitoradas
Horário: terça a sexta das 10h às 18h, sábado e domingo das 10h às 20h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras: 459
Técnica: escultura
Dimensões: de 5 a 30 cm de altura

Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Balady Comunicação - Silvia Balady/ Bruno Palma
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br
Secretaria de Estado da Cultura
Giulianna Correia - 2627-8243 gcorreia@sp.gov.br
Renata Beltrão – 2627-8166 rmbeltrao@sp.gov.br

Fonte: http://www.museuartesacra.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário