sábado, 16 de junho de 2012

Literatura de cordel - Você Conhece?


A Literatura de Cordel é uma das mais originais vertentes de expressão da cultura nordestina. O nome "cordel" vem do antigo costume de colocar os livretos presos um à um cordel ou fio de barbante grosso, como forma de exposição para venda.
A literatura de cordel aborda todos os tipos de temas, como romance e estórias de amor, humor, religião, biografias contada através de textos e desenhos, religião e outros assuntos.
Mas algo que chama atenção nesta literatura, quando versa sobre erotismo ou contos eróticos, é o humor picante e direto, sem eufemismos.
Interessante que esta linguagem direta é bastante aceita e normal dentro da literatura de cordel, e livros que falam de assuntos sérios como religião ou biografias, são colocados ao lado de temas eróticos abordados com malícia direta e linguagem picante.

Estande de Venda Móvel Exibe Livros de Cordel

Abaixo, uma banca de venda de livros de literatura de cordel, onde o proprietário usa um estande móvel em forma de réplica de caminhão de madeira. O estande é não somente decorativo, mas as rodas do caminhão realmente funcionam para a locomoção do estande. Surpresas interessantes como estas são formas de manifestação da cultura popular nordestina encontradas na feira de São Cristóvão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário